1)A fermentação e a respiração celular apresentam uma etapa em comum, apesar de serem processos bastante distintos. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta um processo comum à fermentação e à respiração celular.
a) Ciclo de Krebs.
b) Glicólise.
c) Ciclo de Calvin.
d) Cadeia respiratória.
e) Cadeia transportadora de elétrons.
2)(Fatec) Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular
a) glicose.
b) ácido acético.
c) ácido lático.
d) gás carbônico.
e) álcool etílico.
Ver Resposta
3)A fermentação é um processo importante para a indústria alimentícia, uma vez que possibilita a fabricação de produtos como pães, cerveja, iogurte e queijos. Esses produtos são formados por diferentes modos de fermentação, sendo o iogurte e o queijo, por exemplo, formados a partir da
a) fermentação alcoólica.
b) fermentação simples.
c) fermentação glicosídica.
d) fermentação complexa.
e) fermentação lática.
4)A fermentação e a respiração celular são dois processos de obtenção de energia. Entretanto, um deles obtém maior quantidade de ATP que o outro. Marque a alternativa correta a repeito do rendimento dos dois processos.
a) A fermentação é um processo mais eficiente, uma vez que o saldo final é de 30 ATP.
b) A respiração celular é um processo pouco eficiente, pois são obtidos apenas 2 ATP.
c) O saldo final de ATP da respiração celular é muito maior que o saldo da fermentação, que é de apenas 50 ATP.
d) A fermentação possui um saldo de apenas 2 ATP, apresentando, portanto, pouco rendimento.
e) O rendimento da fermentação é de apenas 1 ATP, enquanto a respiração apresenta saldo final de 2 ATP.
5)(PUC – PR- 2007) Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:
I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia.
II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença do oxigênio.
III. A energia liberada nos processos do metabolismo energético é armazenada nas moléculas de ATP.
IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.
V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, enquanto na respiração anaeróbica, é outra substância inorgânica.
VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.
Estão corretas:
a) I, III, IV, V
b) I, III, V, VI
c) I, IV, V, VI
d) I, II, IV, V
e) I, II, III, IV
Respostas
Resposta:
1)Alternativa “b”. A glicólise, que ocorre tanto na fermentação quanto na respiração celular, é um processo anaeróbio em que a glicose é quebrada em duas moléculas de piruvato.
2)Alternativa “c”. Quando ocorre falta de oxigênio, as células musculares passam a quebrar glicose por meio de fermentação e acumulam ácido lático.
3)Alternativa “e”. A fermentação lática ocorre quando o piruvato é transformado em ácido lático. Esse processo ocorre na produção de iogurte, queijo e também nas nossas células musculares.
4)Alternativa “d”. A fermentação apresenta saldo final de 2 ATP, enquanto a respiração celular apresenta saldo de 30 ATP.
5)Alternativa “a”. A alternativa II está incorreta porque a obtenção de energia pode ser feita por processos anaeróbicos, ou seja, que não necessitam de oxigênio. A fermentação, por exemplo, é uma via de produção de energia anaeróbia. A alternativa VI está incorreta porque a fermentação libera apenas 2 ATP, e a respiração libera 30 ATP.
Explicação:
confia, até porque não sou ciano!
Sobre metabolismo energético:
1) Um processo comum a fermentação e a respiração celular é a glicólise (Letra B).
Sobre a glicólise:
Denominamos glicólise o processo de degradação em que uma molécula de glicose, constituída por seis átomos de carbono, se transforma em duas moléculas de piruvato, cada uma composta por três carbonos.
Em indivíduos onde a glicólise ocorre através da respiração celular, um processo aeróbio, diversas outras etapas estão envolvidas até a degradação completa da glicose. Neste processo o aproveitamento energético é elevado, tendo como resultado em torno de 34 moléculas de ATP.
Em indivíduos cuja degradação da glicólise ocorre através da fermentação, um processo anaeróbico, essa etapa é única, e o aproveitamento energético menor, tendo como resultado duas moléculas de ATP.
Saiba mais sobre glicólise: https://brainly.com.br/tarefa/28790935
2) Quando um atleta desmaia após atividade intensa por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos é insuficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que acumulam ácido lático (Letra C).
Sobre o ácido lático:
Chamamos ácido lático, o ácido orgânico cuja fórmula química é dada por , e foi descoberta pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele.
O ácido lático é amplamente utilizado pela indústria, seja no ramo alimentício, na fabricação de cervejas, bombons, iogurtes, sorvetes, entre outros. Quanto para uso medicinais e de cosméticos, em antissépticos ou hidratantes.
No corpo humano, o ácido lático é produzido quando o nível de oxigênio disponível se torna insuficiente. Nestas condições a concentração de ácido lático se eleva no sangue e nos músculos causando dor e desconforto.
Saiba mais sobre ácido lático: https://brainly.com.br/tarefa/39511676
3) O iogurte e o queijo são formados a partir da fermentação lática (Letra E).
Sobre fermentação lática:
Os responsáveis pelo processo de fermentação lática são os lactobacilos, bactérias encontradas no leite.
O processo tem início através do açúcar do leite, conhecido como lactose, que com a atuação de enzimas, fora das células bacterianas, é transformado em glicose e galactose. Posteriormente, os monossacarídeos atuam no interior das células no processo de fermentação.
A fermentação lática além dos processos alimentares, vistos no enunciado, também é que a acontece no corpo humano quando o esforço muscular é intenso.
Saiba mais sobre a fermentação: https://brainly.com.br/tarefa/38963041
4) Sobre os dois processos de obtenção de energia a fermentação possui um saldo de apenas 2 ATP, apresentando, portanto, pouco rendimento (Letra D).
Sobre a fermentação e a respiração celular:
Tanto a fermentação quanto a respiração celular são processos metabólicos que ocorrem no organismo do indivíduo, cujo objetivo é a produção de energia através da degradação da glicose, visando um funcionamento regular do metabolismo.
O processo de respiração celular ocorre em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Esse processo resulta em torno de 34 moléculas de ATP e água.
A fermentação é um processo que se desenvolve na ausência de oxigênio, pode ser de dois tipos: fermentação alcoólica ou fermentação lática. O processo resulta em 2 moléculas de ATP.
Saiba mais sobre respiração celular: https://brainly.com.br/tarefa/23003907
5) Segundo as afirmações relativas ao processo do metabolismo energético estão corretas I, III, IV e V (Letra A).
Analianaeróbicossaremos as alternativas sobre processo do metabolismo energético:
A alternativa II → Incorreta:
Como sabemos não são todos os processos que visam a obtenção de energia que ocorrem na presença de oxigênio. Como os chamados anaeróbicos, ou seja, processos que alguns organismos utilizam que não possuem a necessidade de oxigênio, como as bactérias e o processo de fermentação.
A alternativa VI → Incorreta:
Constatamos anteriormente que o processo de fermentação tem um rendimento menor em relação ao processo de respiração aeróbico. No entanto, devemos pontuar que o processo de fermentação ocorre de forma mais veloz.
Saiba mais sobre metabolismo energético: https://brainly.com.br/tarefa/20622473