O texto Da Proclamação à Constituição de 1891 afirma que o movimento que originou a República no Brasil foi um Golpe de Estado.
"A instauração da República no Brasil no dia 15 de novembro de 1889 por meio de um golpe de Estado militar é tradicionalmente descrita como uma “proclamação” – ou seja, como um anúncio público – que não encontrou resistência entre a população. Esta versão dos fatos é hoje contestada. Se no dia 15 de
novembro não houve resistência, nos dias seguintes surgiram revoltas em vários pontos do país. Esses movimentos foram reprimidos, e a censura aos jornais fez com que ficassem pouco conhecidos.
A campanha republicana teve no Manifesto Republicano, de 3 de dezembro de 1870, seu marco inicial. O Manifesto foi publicado no primeiro número de um jornal da Corte intitulado A República. A partir de então, organizaram-se clubes republicanos em diversos pontos do país e foram criados outros jornais de difusão das ideias republicanas. Foram também fundados partidos republicanos em várias províncias. Os republicanos civis, contudo, não participaram da conspiração. O golpe de 15 de novembro foi militar, mas tampouco envolveu todos os membros das forças armadas: foi organizado por uma pequena fração do Exército, sem a participação da Marinha, e poucos oficiais superiores participaram. Os militares envolvidos eram basicamente oficiais de patentes inferiores (alferes-alunos, tenentes e capitães) que possuíam educação superior ou “científica” obtida durante o curso da Escola Militar, então localizada na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Na linguagem da época, eram a “mocidade militar”.
Na manhã do dia 15 as tropas sublevadas, sob o comando do então general Deodoro da Fonseca, ocuparam o Campo da Aclamação, atual Praça da República, no Rio de Janeiro, local onde se erguiam na época muitos edifícios públicos, dos mais importantes da Corte, e o povo da cidade se reunia para festas 17 religiosas e manifestações políticas. Destituído o ministério, na noite do mesmo dia foi constituído um Governo Provisório, chefiado por Deodoro da Fonseca, encarregado de dirigir o país até a aprovação de uma nova legislação."
Escreva a seguir um dos argumentos utilizados pelo texto para confirmar essa afirmativa:
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Se no dia 15 de
novembro não houve resistência, nos dias seguintes surgiram revoltas em vários pontos do país. Esses movimentos foram reprimidos, e a censura aos jornais fez com que ficassem pouco conhecidos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás