descreva omotivo historico e o motivo atual da desigual distribuiçao da populaçao no territorio da regiao nordeste.
Respostas
Explicação:
A Região Nordeste é povoada de forma muito desigual. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são as características físicas da Região, onde muitos indivíduos são forçados a migrarem para outras regiões devido as constantes secas, principalmente na sub-região do Sertão.
Outro aspecto que contribui para a irregularidade da distribuição populacional no Nordeste é o desenvolvimento econômico nas sub-regiões de Agreste e da Zona da Mata. Essas duas porções do Nordeste abrigam a maioria das e indústrias, além de serem dotadas de hospitais, clínicas, escolas, entre outros serviços essenciais para a população. Esses elementos são extremamente atrativos, desencadeando fluxos migratórios para essas duas sub-regiões.
Ao contrário da zona da mata, o meio-norte e o sertão são bastante despovoados. A falta de habitantes corresponde automaticamente à carência de meios produtivos (indústrias, comércio forte entre outros), além do principal agravante: a seca.
A nova realidade das pessoas do Nordeste não é atrativa, pois quase sempre, devido à falta de qualificação profissional, trabalham no setor informal, assim possuem uma renda restrita.
Por não obter recursos financeiros suficientes para adquirir uma boa moradia, a única solução é ocupar áreas residenciais periféricas ou mesmo favelas, lugares desprovidos de todos os serviços básicos oferecidos pelo governo (esgoto, água tratada, pavimentação, iluminação pública, escolas, entre outras).