Respostas
Resposta:
Por esta razão, a Igreja tornou-se responsável pela cultura essencialmente teocêntrica que marcaria não apenas o feudalismo, mas toda a Idade Média. ... A sociedade, a economia e a política típicas do período feudal foram justificadas e legitimadas pela Igreja.
Explicação:
Vamos relembrar o apogeu do império romano
Até o século IV de nossa era, o império romano se estendia por toda a Europa Ocidental pelo Norte da África e oriente médio, abrangendo todo o mundo mediterrâneo.
A função das províncias romanas era produzir excedentes econômicos para as camadas dominantes em Roma, função essa garantida pela força das legiões. Mas já a partir do século III, Roma enfrentou uma série de crises geradas por fatores internos e externos à sociedade romana.
Quanto aos fatores internos pode-se dizer que, desde o início da expansão romana, houve crises sociais. O aumento da escravidão provocou nos campos o desemprego dos homens livres, os quais migraram para as cidades, onde viveriam parasitariamente às custas do Estado. Esses homens livres desempregados participaram, em Roma, das agitações sociais do final do período republicano, Não só os homens livres desempregados, mas também os escravos e, em outro plano, as províncias oprimidas levantaram-se contra a república romana, Para fazer frente a essa situação político-social já não mais serviam as velhas instituições republicanas. Nascia o império.
Após essa breve introdução vamos as influências culturais.
Quais as influências culturais que contribuíram para a montagem do sistema feudal?
com as invasões dos godos, ostrogodos, suevos, alanos, visigodos e alamanos, denominados bárbaros pelos romanos por não falarem o latim e habitarem fora das fronteiras do império, as populações deixaram as cidades e refugiaram-se nos campos. Ocorreu uma ruralização da economia da Europa Ocidental: a agricultura tornou-se quase que a única atividade econômica.
assim, na Europa Ocidental, surgiram os chamados reinos bárbaros, com economia predominantemente rural e com uma estrutura política descentralizada, sendo o poder dominado pelos senhores de terra, e a autoridade do rei puramente nominal. Nascia o feudalismo
Bons estudos!