Diferentemente da interprestação da razão instrumental do marxismo clássico, de que o Estado atua em favor de uma classe específica representada pelo capital, Poulantzas (1982, 1986, 2000) denomina o Estado contemporâneo de Estado popular de classes, em razão de sua porosidade perante a sociedade e seu elevado grau de abertura para todas as classes sociais” (CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Considerando o texto acima, a legitimidade desse Estado popular de classe é baseada nos princípios norteadores formais de liberdade e igualdade, disso decorrem dois efeitos ideológicos:
A Fator de bom senso e o fator de cidadania.
B Fator de democracia e o fator de cidadania.
C Fator de coesão e o fator de isolamento.
D Fator de revolução e o fator de isolamento.
E Fator de liberdade e o fator de igualdade
Respostas
Resposta:
C - Fator de coesão e o fator de isolamento.
Explicação:
Você acertou!
Fator de coesão e fator de isolamento.
Referência: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 154.
O Estado tem como objetivo colocar a ordem e coerência na sociedade, por isso a opção correta é a letra C.
Política e Estado
O Marxismo tem como base os princípios ideológicos de Karl Marx, onde para ele era necessário haver um estado controlador para que houvesse uma coesão e também uma harmonia na sociedade. O princípio máximo do Marxismo era igualdade.
Essa igualdade defendida por Karl Marx só seria possível através da luta de classes, onde enquanto não houvesse esse movimento o Estado seria o responsável para manter a igualdade entre os cidadãos.
Para saber mais sobre política, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39971998
#SPJ2