• Matéria: História
  • Autor: dorime69
  • Perguntado 5 anos atrás

quais os principais feitos de juana azurduy

Respostas

respondido por: polofernanda35
3

Resposta:

Juana Azurduy Bermudez (1780-1862) foi uma militar latino-americana de origem indígena que participou das lutas pela independência da América espanhola.

Explicação:

Juana Azurduy e seu esposo Manuel Ascencio Padilla participaram da Revolução de Chuquisaca, um levante popular conhecido pela historiografia como o Primeiro Grito Libertário da América. Ambos se ligaram ao Exército Auxiliar do Norte enviado de Buenos Aires com o objetivo de libertar o Alto Peru e o Peru.

Organizou o “Batalhão dos Leais” que participou da batalha de Ayohuma no dia 9 de novembro de 1813. Após derrota nesta batalha, os exércitos se retiraram da região do Alto Peru e Juana, Padilla e seus companheiros se dedicaram a realizar ações de guerrilha contra os realistas.

Em 8 de março de 1816, Juana dominou temporariamente o Cerro Rico de Potosí, a principal fonte de prata da Espanha, tomando-o. Foi uma importante colaboradora de Martín Miguel de Güemes e, em 13 de agosto de 1816, recebeu o título de Tenente Coronel através de um decreto de Juan Martín de Pueyrredon, diretor supremo das Províncias do Rio de la Plata.

Em 14 de novembro de 1816, foi ferida em batalha. Seu marido pôde resgatá-la, porém se feriu e faleceu, deixando-a viúva.

No mesmo ano, uma mudança de planos fez com que os militares abandonassem a zona do Alto Peru para avançar pelo Chile. Isso fez com que o apoio logístico às forças de Juana na região diminuissem, motivo pelo ela se viu obrigada a se deslocar para o sul, unindo-se a Martín Miguel de Güemes.


dorime69: muito obrigado
polofernanda35: Denada!
Perguntas similares