• Matéria: Geografia
  • Autor: seilalasei15
  • Perguntado 5 anos atrás

>URGENTE< alguém faz um resumo de no mínimo 20 linhas sobre o vídeo "Como começou o conflito entre israelenses e palestinos" do canal BBC News brasil?? tentei várias vezes e n consegui e tenho que entregar até hoje!

Respostas

respondido por: rivit89928
3

Resposta:

Explicação:

O conflito entre israelenses e palestinos é uma situação bastante complexa. Foi responsável pela morte de milhares de pessoas e também por milhões de refugiados.

Começou no contexto do seculo 19, com a difusão do sionismo pela Europa. Esse movimento tinha como objetivo a criação de um Estado para os judeus, de modo a terminar com a perseguição desse povo, que ocorreu, principalmente, na segunda guerra mundial, durante o Holocausto.

Para a criação deste estado para os Judeus, era necessário a definição do local. Dentre as opções, a região definida foi em uma pequena região localizada na Palestina. A Palestina na epoca era de domínio dos britânicos, que apoiaram a causa sionista, assinando a declaração de Balfour, que aceitava a criação do estado judeu na região desde que o direito de todas as etnias envolvidas fossem respeitadas.

Ao longo das décadas de 1920 e 1930 os judeus foram se instalando na região da Palestina, chegando a cerca de metade da população árabe. Logo as tensões entre as comunidades aumentaram. A ONU, tendo conhecimento da situação resolveu intervir. Foi proposto que fosse feita a divisão da região em um estado arabe e um estado judeu. Os judeus concordaram, porem os palestinos não.

Em 14 de maio de 1948, com o fim do controle britânico da região, o lider judeu declarou o estabelecimento do estado de Israel, o que fez com que 5 países arabes vizinhos declarassem guerra ao país recem formado, invadindo a região de iniciando o primeiro conflito.

A guerra durou um ano, tendo como vitorioso o Estado de Israel, que expandiu o seu território, tomando posse da parte ocidental de Jerusalém. Os Palestinos, apos a sucessão dos fatos, ficaram sem um país, o que gerou uma grande quantia de refugiados.

A região continuou dividida em dois territorios, e a parte de jerusalem oriental e a faixa de Gaza ficaram separadas.

Em 1956, houve outro conflito militar, desta vez entre Egito e Israel. Não houve mudança das fronteiras.

Em 1967, houve a guerra dos seis dias, na qual Israel ocupou todo o territorio de Jerusalem e da faixa de Gaza, que era do Egito.

Em 1973, houve a guerra de Yom Kipur, envolvendo o egito, siria e israel, que durrou 20 dias. A situação acabou tendo como consequencia, em 1978, um assinado de paz entre Israel e o Egito, que recuperou uma parte do territorio. Porem, os outros estados arabes da região não reconhecem Israel e consideram a ocupação da terra ilegal. Com isso a luta entre palestinos e israelenses ainda continua.

Perguntas similares