Infecção cruzada é a transmissão de agentes infecciosos entre indivíduos dentro de um ambiente clínico. Nesse contexto, de acordo com o Ministério da Saúde, instrumentos e materiais destinados à penetração através da pele e mucosas, tecidos subepiteliais e sistema vascular, considerados artigos “críticos”, requerem esterilização; instrumentos destinados ao contato com pele não íntegra ou com mucosas íntegras são considerados artigos “semicríticos”, devendo ser desinfectados e, por fim, os instrumentos destinados ao contato com pele íntegra, classificados como “não críticos”, requerem limpeza ou desinfecção, havendo a possibilidade do uso de diferentes substâncias químicas e equipamentos.
Dadas as assertivas seguintes sobre as medidas de biossegurança que visam ao controle de infecção:
I. A desinfecção é um processo que destrói grande parte dos microrganismos patogênicos.
II. O hipoclorito de sódio não deve ser utilizado para desinfecção de metais pela sua ação corrosiva.
III. Durante a limpeza dos instrumentos, podem-se disseminar microorganismos através de aerossóis ou haver contaminação, devendo-se, portanto, dispensar o uso do EPI e evitar o uso de jato de água muito forte ou pia muito rasa.
IV. A esterilização é um processo em que os microorganismos são completamente eliminados, sendo utilizado para garantir o uso seguro dos instrumentais.
verifica-se que são verdadeiras
Escolha uma:
a.
somente I e III.
b.
somente II e III.
c.
I, II e IV.
d.
I, II, III e IV.
e.
I, II e III.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
LETRA D: I, II, III e IV. (CORRIGIDO PELO AVA)
Explicação:
respondido por:
3
Resposta: I, II, III e IV
Explicação: CORRIGIDO
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás