(...) Com efeito, se, em todos os planos, a síntese napoleônica bate em retirada no que diz respeito às tentativas mais avançadas de Revolução, é talvez precisamente essa retirada que tornou viável a obra da mesma, permitindo que a ordem política e social instituída pela Revolução perdurasse, porque livre daquilo que ela possuía de mais contestável e de mais quimérico (...).
(RÉMOND, René. O Antigo Regime e a revolução. São Paulo, Cultris, 1976).
Segundo o texto e seus conhecimentos sobre o tema, marque a opção que mostre quais atitudes de Napoleão asseguraram a "viabilidade da obra" da Revolução Francesa.
A) A extrema repressão encabeçada pelo Exército, conhecido como "o grande medo", gerou o fortalecimento de seu poder político e consequente manutenção dos ideais mais conservadores da Revolução francesa.
B) O uso sistemático da guilhotina e da política do medo por meio dos jornais contribuiu para a manutenção dos ideais revolucionários, especialmente devido ao envolvimento do líder jacobino, Robespierre no governo de Napoleão.
C) Sua ascensão assegurou à burguesia a estabilidade política, pois pôs fim aos distúrbios provocados pela "esquerda" igualitária e pela reação monarquista.
D) As guerras napoleônicas e o bloqueio continental fizeram o papel de estabilizador do ideário revolucionário na França, pois permitiram a expansão dos ideais da Revolução.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
Sua ascensão assegurou à burguesia a estabilidade política, pois pôs fim aos distúrbios provocados pela "esquerda" igualitária e pela reação monarquista
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás