2) Sobre os tipos de intemperismos, assinale a alternativa correta.
a) O intemperismo biológico está associado ao intemperismo químico, uma vez que a
presença de água possibilita o desenvolvimento de flora e fauna.
b) o intemperismo fisico, como a ação dos rios e chuvas, é o intemperismo que mais
causa erosão da rocha matriz e por consequência, formação de solo.
c) O intemperismo químico tem esse nome uma vez que acontece principalmente em
áreas onde o solo está exposto a grande quantidade de química pesada, como é o
caso de solos cultivados pela agropecuária.
d) Os três tipos de intemperismo agem de forma igual na formação do solo, se
diferenciando somente em que tipo de local cada um é mais atuante,
Respostas
Intemperismo: físico, químico e biológico
O intemperismo físico é um dos tipos de intemperismo, juntamente com o químico e o biológico. Ele é o processo mecânico de desgaste das rochas, ou desagregação das partículas destas.
Estas partículas que são desprendidas das rochas são transportadas até as regiões mais baixas do terreno, seja pelos ventos ou pelas águas.
Com isso, vão se sedimentando ao se agruparem com outras partículas também transportadas. Existem algumas formas principais pelas quais o intemperismo físico ocorre, sendo elas:
Variação de temperatura: quando as rochas sofrem variações entre baixas e altas temperaturas. Com isso, há um processo de dilatação e contração dos minerais que compõem as rochas. Diante disso, pode haver a fragmentação ou fratura das rochas.
Ação do gelo: o congelamento da água que está dentro dos poros da rocha faz com que essa água expanda (gelo), e ao expandir, há uma grande pressão no interior da rocha, podendo esta se quebrar.
Crescimento das raízes nas fendas das rochas: quando raízes ou partes e plantas conseguem infiltrar nos poros e fragmentos das rochas, vão crescendo e com o tempo causam grande pressão, podendo fragmentar as rochas.
Esse tipo de intemperismo é muito comum.
Os outros dois tipos são o biológico (causado pela ação de bactérias, fungos) e o químico (quando há reações químicas no interior das rochas, seja pelo contato com água, dissolvendo os materiais solúveis).