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A Poesia e as mídias que a suportam
Podemos classificar as obras poéticas de vários modos, mas o que interessa aqui é o modo como a poesia se relaciona com as mídias que a veiculam. De fato, queremos mostrar que a poesia é condicionada pela sua mídia e com ela interage.
Uma observação breve do corpus poético nos mostra que ele é composto, na maior parte, por obras concebidas para a publicação em texto convencional, em papel, até há pouco ou em texto digital, mais recentemente. E observe-se que o texto digital não difere do texto em papel, pelo menos nos aspectos que nos interessam aqui. Outro fato relevante observável é a abstração da questão editorial na feitura dessas obras, ou seja, a editoração é um fato externo à obra.
Agora vamos observar outra parte do corpus, menor em volume, e mais variada em suas relações com a mídia. Na direção contrária da tendência geral, as obras deste segmento tem uma relação mais estreita com a mídia que as veicula. Aqui estão obras tais como:
As concebidas para a oralidade e para o gestual: o poema é pensado para a recitação e para a integração com elementos sonoros e gestuais. É a poesia de récita.
As concebidas para a fusão com o editorial: o aspecto editorial é parte integrante da obra.. Todo o Concretismo, por exemplo, se fundou na incorporação do aspecto editorial ao poema. É a poesia gráfica.
As concebidas para mídia animada, seja vídeo ou computador. É a poesia cinética.
As concebidas para mídia interativa. Utilizam de técnicas como o hipertexto e os recursos de programação do computador. É a poesia interativa.
Todas as ponderações acima se referem a obras poéticas criadas pela idéia da obra acabada que vem a público pronta após uma laboriosa gestação. Poderíamos também abordar a poesia performática, gerada em interação direta com o público, mas isso foge ao nosso escopo.
Talvez neste ponto alguns coloquem em questão a pertinência de tais ocorrências literárias ao ramo da poesia, mas entendemos que outros, como os concretistas já aplainaram nosso caminho nessa discussão. Neste início de milênio já estamos maduros para entender que a poesia tem muitos caminhos para vicejar e pode ser mais, sempre mais, e que o futuro talvez nos reserve ainda outras formas de manifestar a beleza pela palavra.
Aparentemente, a poesia tradicional, aquela projetada para o texto convencional, é a mais imune ao condicionamento da sua mídia. Mera aparência. O texto convencional condiciona o poema em vários aspectos. Por exemplo:
O texto convencional permite uma redução dos níveis de comunicabilidade muito maior que outras modalidades de discurso. Os autores usam à vontade esse potencial ora suprimindo a redundância, aumentando a concisão, ora enriquecendo o vocabulário, deixando mais complexa a sintaxe, ou burlando convenções lingüísticas.
O discurso escrito não tem meios eficientes de fazer uso da linguagem entoativa e gestual, pois, a ortografia é paupérrima na capacidade de descrever o oral e o gestual. Diante disso, a linguagem da poesia convencional assume estas limitações e abstrai as inúmeras possibilidades que existem no discurso oral.
O texto convencional, linear e analítico, não tem o poder de síntese para dados contextos que é alcançado caso se utilize de recursos editoriais e de linguagem visual.
O texto convencional opera sem a perspectiva de retorno do ouvinte mas admite a releitura.
O texto convencional está impregnado de conotações, tais como: a da maior formalidade, da nobreza, da tradição, da circunspeção, etc.
O texto convencional enfrenta as sérias limitações da ortográfica oficial.
Enfim, o texto convencional, pelas características da sua mídia, tanto limita como expande as possibilidades de expressão, dependendo do contexto.
Nas outras modalidades de poesia, seja cinética, gráfica, interativa, etc., as limitações e versatilidades são outras. Cabe ao poeta explorar ao máximo a mídia para escapar das limitações e desfrutar ao máximo as possibilidades mais nobres.
Explicação:
Desculpe o tamanho kk Espero ter ajudado ^^ S2
Resposta:
A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poesia visual, valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.
Tenha um objetivo em mente. O primeiro passo para escrever um bom poema é ter um objetivo.
Expresse o seu tema.
Não seja clichê
Não seja melodramático.
Estimule todos os sentidos.
Use figuras de linguagem.
Não use palavras abstratas.
Espero ter ajudado!!