Respostas
Resposta:
Vantagens
O Brasil tem grande potencial de desenvolvimento no setor, decorrente de fatores como suas condições naturais (aproximadamente oito mil quilômetros de costa navegável), sua infraestrutura portuária bastante desenvolvida, com considerável número de portos, e o fato de a maioria da população viver próximo às regiões litorâneas.
Entretanto, ele não é explorado de forma satisfatória, principalmente em razão da predominância do modal rodoviário. Vejamos cinco vantagens da cabotagem:
1. Segurança
Esse tipo de deslocamento de mercadorias oferece menor risco de roubos e desvios de carga quando comparado com o transporte em rodovias.
2. Alta capacidade de carga
Permite movimentar grande volume de produtos acondicionados em contêineres.
3. Reduzido impacto no meio ambiente
Pequeno potencial de agressão à natureza (pouco poluente e com mínimas possibilidades de ocorrência de acidentes).
4. Baixo consumo energético
Menor consumo de combustíveis, o que lhe confere grande eficiência energética (capacidade de movimentação de mercadorias por unidade de combustível consumido).
5. Benefícios sociais
O uso intensivo da cabotagem diminuiria consideravelmente a frota de caminhões nas estradas, com a consequente redução de gastos com manutenção, além da acentuada queda do número de acidentes e mortes.
Desvantagens
Como mencionado, a movimentação ocorre entre portos nacionais, portanto uma operação eminentemente doméstica (dentro do país).
Apesar disso, os órgãos responsáveis por sua fiscalização — como a Anvisa e a Polícia Federal — classificam a atividade como sendo de comércio exterior, do que decorrem as inevitáveis burocracias em sua inspeção e regulamentação.
Acompanhe quatro de seus inconvenientes:
1. Lentidão
A lenta velocidade de deslocamento inviabiliza a entrega de bens dentro de prazos muito curtos.
2. Rotas limitadas
Restrições relativas às rotas disponíveis, devido à falta de investimentos governamentais, assim como à deficiente integração entre os vários modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário).
3. Elevados preços dos combustíveis
Altos gastos com combustíveis em função de seu preço, visto não haver benefícios fiscais (isenção de impostos), como ocorre com o óleo diesel para caminhões.
4. Restrição ao capital estrangeiro
A legislação brasileira exige que a atividade seja realizada por navios com bandeira nacional, fator que restringe a entrada de capitais estrangeiros no setor.
Percebeu a importância da cabotagem? E, já que estamos falando de transporte, aproveite para saber mais sobre rastreamento de frota.