• Matéria: Química
  • Autor: sabinosousasilva
  • Perguntado 5 anos atrás

quais serão os reais impactos da pandemia no programa de combate ao
desmatamento ilegal no Brasil?​

Respostas

respondido por: poidts
3

O combate ao novo coronavírus – e suas consequências que extrapolam a área da saúde – está no centro da agenda de governos em 2020. O foco na pandemia, especialmente no Brasil, que tem visto a covid-19 se agravar, pode deixar em segundo plano a atuação do governo em outras áreas, como o meio ambiente.

O desmatamento na Amazônia teve alta de 64% em abril em relação ao mesmo mês em 2019. Recomendações de isolamento impuseram restrições às atividades de campo de agentes ambientais. Somados às dificuldades da pandemia, há episódios de violência contra servidores.

Desde a chegada do vírus ao Brasil, a política do Ministério do Meio Ambiente e de órgãos como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passou por mudanças. Ambientalistas acusaram o governo de fazer demissões arbitrárias, afrouxar regras de proteção ambiental e interferir em políticas públicas.

A mudança, na prática, pode alterar o critério sobre as áreas que serão fiscalizadas ou a maneira como serão feitas as operações entre os órgãos ambientais e as Forças Armadas, atendendo agora às prioridades dos militares. Em 2019, Ibama e Exército discordaram sobre como conduzir operações durante a crise de queimadas na Amazônia.


poidts: Obrigado :)
respondido por: ocraniodobrainly
2

Resposta:

Perspectivas para Amazônia não eram boas antes da pandemia e, agora, são ainda piores

A pandemia do novo coronavírus deve levar a uma aceleração do ritmo de desmatamento da Amazônia no Brasil, prevê a consultoria Eurasia.

As perspectivas para a floresta já não eram boas no início deste ano, afirma a empresa em um relatório divulgado neste domingo (26/4).

Os alertas de desmatamento emitidos pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aumentaram 51% em relação ao ano anterior. Foi o nível mais alto neste período desde o início da série, em 2016, aponta o documento.

Explicação:

Espero ter ajudado

Perguntas similares