É uma espécie de movimento de TRANSUMÂNCIA, realizado periodicamente pela população da zona rural que migra conforme a estação do ano, em busca de outras áreas rurais que lhe ofereçam condições de ocupação.Este movimento é encontrado no Brasil entre os:
(A) povos da floresta que, durante as cheias do Amazonas, dirigem-se aos cinturões verdes de Manaus e de Belém, em busca de emprego.
(B) peões que trabalham nas fazendas de criação de gado do Mato Grosso e de Tocantins que se dirigem para o oeste de São Paulo, para a colheita da cana.
(C) pequenos agricultores do Sul de Goiás e do Mato Grosso do Sul que se dirigem para o oeste de Santa Catarina, para a colheita da soja.
(D) habitantes do Sertão e do Agreste nordestino que se dirigem à Zona da Mata, para trabalharem na atividade canavieira.
(E) posseiros e arrendatários das áreas de conflitos de terras da Amazônia para as áreas agrícolas do norte e oeste do Paraná, para trabalharem como boias-frias
Respostas
Resposta: Letra D
Explicação:
D) habitantes do Sertão e do Agreste nordestino que se dirigem à Zona da Mata, para trabalharem na atividade canavieira.
Durante a época da seca moradores do Sertão nordestino e do Agreste migram para a região da Zona da Mata em busca de trabalho (migração intra-regional), e retornam quando a época de seca acaba.
Transumância é um tipo de migração em que as pessoas que o praticam passam parte do ano em uma região produtiva e outra parte do ano em uma nova região trabalhando em colheitas diferentes (esse movimento pode ocorrer entre duas ou mais regiões). A motivação desse tipo de deslocamento está relacionada, na maior parte das vezes, com determinantes naturais, como cheias e estiagem prolongada, e com trabalho. Esse deslocamento é também conhecido como migração sazonal.