• Matéria: Psicologia
  • Autor: tatiavanzi
  • Perguntado 5 anos atrás

Cidadania na escola FATO – CASO Os projetos educacionais adentram espaços para além dos muros das instituições, principalmente, quando falamos sobre formação para a cidadania. Neste sentido, um projeto que vale destaque é o que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura da cidade de Picada Café no Rio Grande do Sul, corresponde ao projeto “Concurso Prefeito por um Dia” se deu pela escolha dos dez melhores conhecedores da cidade, no qual serão autoridades mirins. O concurso foi aplicado nas turmas dos quartos anos do Ensino Fundamental e os aprovados ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara de Vereadores e sete secretários municipais mirins. A iniciativa do projeto se baseia em tornar as crianças cidadãs, participativas e responsáveis das decisões municipais. É inegável que a escola tem um papel insubstituível, quando se trata de preparação das novas gerações. No cenário educacional, faz-se necessário, a promoção de ações frente às exigências postas pelo mundo contemporâneo que levam os estudantes ao desenvolvimento da criticidade, da criatividade, da afetividade para o enfrentamento das exigências postas pela sociedade contemporânea no exercício da cidadania e na transformação da realidade. FUNDAMENTOS – REFERENCIAL TEÓRICO

Respostas

respondido por: pereiraperesluiza10
0

Resposta:

desculpa essa eu não sei


belpedagoga: Outro projeto bem conhecido é o Proerd. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o DARE., e foi criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.
belpedagoga: Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. Se torna assim uma parceria com o militar e possibilitando aos alunos a visibilidade diferente, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola.
respondido por: belpedagoga
2

Resposta:

Entendemos que nos dias atuais, o brasil , tem sofrido algumas alterações no contexto da aprendizagem, ou seja, no ponto de vista de alguns professores que consideram o ensino atual um pouco "fraco", no que diz respeito na utilização da tecnologia a favor da educação, é a utilização de redes sociais, jogos e distração que são mais procurados pelos alunos sejam eles de todas as idades, esse seria um quesito importante negativando a pouca efetividade ao ensino atual.

O projeto “Jovens Construindo a Cidadania” é desenvolvido através

de uma parceria entre as Escolas Estaduais Índia Vanuire e Joaquim Abarca e a Polícia

Militar. Este projeto foi instalado a partir do programa “Jovens Contra o Crime” (JCC),

originado nos Estados Unidos e no qual a Polícia oferece sua parceria às escolas e

comunidades para desenvolverem um trabalho preventivo em conjunto.

Explicação:

Perguntas similares