Escrever uma Resenha Crítica sobre o conto: Os Tesouros dos Deuses.alguém me ajuda e pra amanhã,no menino 3 parágrafos.
Respostas
Resposta:
O Tesouro é um conto de Eça de Queirós reunidos em Contos, publicado em 1902.
Os protagonistas são três irmãos (os irmãos de Medranhos): Guanes, Rui e Rostabal. As personagens começam por ser apresentadas coletivamente, mas, à medida que a acção progride, a sua caracterização vai-se individualizando, como que sublinhando o predomínio do egoísmo individual sobre a aparente fraternização.
— O Tesouro (1902)
O conto concentra-se na vida de três irmãos de Medranhos (Rui, Guanes e Rostabal) que habitam o Reino das Astúrias talvez os mais famintos e miseráveis fidalgos do reino. Passam os dias no Paço de Medranhos junto à lareira, que há muito que não se acende. Devoram, à noite, pedaços de pão esfregados em alho, indo depois deitar-se no estábulo para aproveitar o calor das suas três éguas. Certo dia, enquanto passeiam na mata de Roquelanes, encontram, numa cova de rocha, um velho cofre de ferro com uma inscrição árabe. Este tem três chaves e as suas respetivas três fechaduras.
Os três irmãos ficam obcecados por retornarem às suas vidas de bem-estar, luxo e ostentação, o que faz com que se enfureçam e a duvidem uns dos outros. Com isso, Rui decide que o tesouro será distribuído entre eles com iguais quantidades por todos. Assim decidem que Guanes se dirigirá à vila mais próxima (Retortilho) e trará comida e alforges para carregar o tesouro.