• Matéria: Filosofia
  • Autor: guilhermeesonip9580t
  • Perguntado 5 anos atrás

Assim, considerando que nossos sentidos de vez em quando nos enganam, eu preferi supor que nenhuma coisa existe e que seja exatamente igual ao que eles nos fazem imaginar. E porque há homens que se enganam quando raciocinam sobre os mais simples assuntos de Geometria, nisso cometendo paralogismos [raciocínios falsos], e admitindo que eu era sujeito a erros como qualquer um, rejeitei como falsas todas as razões que tomara anteriormente como demonstrações. E, enfim, considerando que os mesmos pensamentos que temos acordados, também podem nos vir quando dormimos, sem que nenhum, e em qualquer dessas ocasiões, seja verdadeiro, resolvi fingir que todas as coisas que se haviam implantado no meu espírito, não eram mais verdadeiras que as ilusões dos meus sonhos. Mas logo depois eu me adverti de que, enquanto eu queria pensar que tudo era falso, necessário se tornava que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade “penso, logo existo”, era tão firme e tão segura, que todas as mais extravagantes suposições dos céticos eram incapazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem dúvida, como primeiro princípio que procurava. Descartes, René. Discurso do método. Quarta parte … o cético, vendo tão grande variedade de usos, suspende o juízo quanto a existência natural de algo bom ou ruim, ou (em geral) legítimas ou ilegítimas de serem feitas, aí abstendo-se da temeridade dogmática; e ele segue não-dogmaticamente as regras ordinárias da conduta da vida, e por causa disso ele permanece impassível quanto a questões de opinião, enquanto que em condições em que é necessário ele modera suas emoções; pois, embora como um ser humano ele sofra emoções advindas pelos sentidos, tendo em vista que ele não opina que o que ele sofre seja mau por natureza, a emoção que ele sofre é moderada.(Sexto Empírico ,P.H. III 235- 236).A estratégia de suspensão das certezas é um gesto clássico da postura cética, contudo, ainda que Descartes opere em seu método uma série de suspensões, é impossível apontar o autor como um cético no sentido grego clássico pois:

a) O mesmo objetiva negar todas as certezas

b) O mesmo tem por foco uma ética inequívoca

c) o projeto cartesiano objetiva uma certeza indubitável

d) a teoria de Descartes tem apenas intuito político

e) a tese cartesiana nos leva a refletir sobre a solidariedade​

Respostas

respondido por: rosileneferreira1290
2

Resposta:

letra B) mas não sei se tá certo

Explicação:

se estiver certo espero ter ajudado

respondido por: tagliettimariana
1

 Descartes vai de encontro com o sentido grego clássico pelo fato dele utilizar uma ética inequívoca, assim, a alternativa correta é a letra B.

 Dessa maneira, ele acreditava que os sentidos as vezes o enganava, então, agir apenas com a racionalidade e com a intuição não levaria o filósofos a conclusões realmente racionais e reais.

 Assim, ele deixa claro que há homens que erram até estudando a matemática, que é uma ciência exata, então, quem dirá que a ética subjetiva será totalmente certa para todos? Os sentidos mudam e ele pode trazer incertezas.

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