Respostas
Resposta:
A metáfora é a figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Muito utilizada em textos poéticos, ela pode tornar o discurso mais elegante.
Pelo fato de o recurso estilístico utilizado na metáfora estar associado ao significado das palavras, essa figura de linguagem (ou figura de estilo) é classificada como uma figura de palavra ou semântica.
Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.
Muita gente confunde a metáfora com outra figura de linguagem: a comparação.
Veja a diferença:
Catarina é uma flor (metáfora).
Catarina é como uma flor (comparação).
Repare que a metáfora não apresenta o elemento de conexão característico da comparação. Ela utiliza os termos no sentido denotativo e os transforma no modo figurado (conotativo). É assim que é feita uma comparação implícita.
Quando o conectivo de comparação (como, tal qual, tal como, assim, etc.) aparece no enunciado, trata-se de um exemplo de comparação explícita.
Em outras palavras, a metáfora é uma comparação que não utiliza o conectivo, ou seja, ele está subtendido na frase.
A metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada em diversos meios. Vejamos abaixo alguns de seus usos mais recorrentes e exemplos.
Explicação:
foi o que eu achei ¯\_(ツ)_/¯
espero ter ajudado
(≧∇≦)
(っ'-')╮=͟͟͞͞