• Matéria: História
  • Autor: vante1306
  • Perguntado 5 anos atrás

"A causa pela qual os espanhóis destruíram tal infinidade de almas foi unicamente não terem outra finalidade última senão o ouro, para enriquecer em pouco tempo, subindo de um salto a posições que absolutamente não convinham a suas pessoas; enfim, não foi senão sua avareza que causou a perda desses povos, que por serem tão dóceis e tão benignos foram tão fáceis de subjugar; e quando os índios acreditaram encontrar algum acolhimento favorável entre esses bárbaros, viram-se tratados pior que animais e como se fossem menos ainda que o excremento das ruas; e assim morreram, sem Fé e sem Sacramentos, tantos milhões de pessoas.[...]."

Fonte: LAS CASAS, B. de. "O paraíso destruído". Tradução de Heraldo Barbuy. Porto Alegre: L & PM, 1985. p. 30.

O trecho anterior apresenta elementos da relação entre espanhóis e nativos das Américas. Sobre a relação de opressão da colonização espanhola, marque a alternativa mais adequada.

A) O uso da mão de obra dos indígenas representou uma opressão social, mas não cultural, pois os espanhóis respeitavam a cultura dos povos americanos.

B) A encomienda representou apenas um domínio da mão de obra indígena, sem a violência da catequização forçada.

C) A exploração da mão de obra baseou-se na mita e na encomienda, mas a violência também se deu nos âmbitos culturais e econômicos dos povos americanos.

D) A sociedade desigual e hierárquica da colonização espanhola formou-se sem a presença do elemento indígena, destruídos pelos espanhóis.

Respostas

respondido por: marcosflavio4jt
8

Resposta:

respostaé alternativa c


pedro4machrm: vc sabe as outras?
marcosflavio4jt: Não
marcosflavio4jt: desculpa
pedro4machrm: ah ta
pedro4machrm: e as outras provas
pedro4machrm: ?,,
Perguntas similares