Respostas
Resposta:
O conflito foi resultado de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que a região – caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos – se encontrava na época. Essa situação foi agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico e pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Explicação:
Alguns pontos principais que estão relacionados diretamente ao conflito são:Fome: O desemprego da época e os baixos rendimentos das famílias deixavam muitos sem ter o que comer,
Seca: A região do agreste ficava muitos meses e até mesmo anos sem receber chuvas. Este fator dificultava a agricultura e não permitia a sobrevivência do gado.
Falta de apoio político: Os governantes e políticos da região não se importavam com as necessidades das populações carentes.
Violência: Latifundiários empregavam grupos armados para proteger suas propriedades. Eles espalhavam a violência pela região, como estratégia de manutenção do poder dos fazendeiros e forma de repressão a qualquer movimento político ou social, desfavorável aos seus patrões.
Desemprego: Grande parte da população pobre estava desempregada em função da seca e da falta de oportunidades em outras áreas da economia.
Fanatismo religioso: Era comum a existência de beatos que arrebanhavam seguidores prometendo uma vida melhor.