Respostas
Resposta:
As fases da ginástica laboral são 3: preparatória, compensatória e de relaxamento. Elas são aplicadas em momentos diferentes do dia de trabalho, como você pode conferir:
Explicação:
• Ginástica preparatória: também chamada de fase de aquecimento, essa série de exercícios tem o objetivo de preparar os funcionários para a jornada de trabalho. Pode levar de 10 a 20 minutos com atividades para ativar e estimular os músculos e ligações que serão usados.
Também ajuda a equipe a despertar, por promover a circulação sanguínea e de oxigênio, recuperando um pouco de energia para dedicar ao trabalho.
• Ginástica compensatória: essa fase é realizada no meio do expediente. Também pode durar até 20 minutos, porém seu objetivo é fazer uma pausa no trabalho e promover exercícios de alongamento para corrigir vícios posturais e estimular a circulação, essencial para quem trabalha sentado em frente ao computador.
• Ginástica de relaxamento: já esse momento da ginástica laboral pode ser aplicado no fim do expediente. Mais relaxante para liberar os funcionários para voltar para casa, essa sequência de exercícios deve ser de alongamento e de respiração, soltando os músculos usados.
Aplicar a ginástica laboral pode atender ainda a duas finalidades: preventiva e corretiva. O primeiro estimula o corpo para evitar as lesões e problemas posturais enquanto o segundo é para equilibrar a rotina de quem já trabalha com o esforço repetitivo ou o carregamento de peso.
Espero ter ajudado, bons estudos! (◍•ᴗ•◍)❤