URGENTE
Baseando-se em nossos estudos sobre o calor, explique por que os materiais utilizados na panela e em seus cabos são compostos de materiais diferentes.
Respostas
Comprar uma nova panela é uma decisão bastante complicada e, em muitos casos, custosa. Temos que pensar em como ela será utilizada e, a partir disso, decidirmos sobre o tipo de panela: frigideira, caçarola, molheira, etc. Mas isso não basta: o material com o qual ela é feita é tão importante quanto sua forma. Apresentamos abaixo um guia dos materiais mais comuns encontrados em panelas e frigideiras, e quais os pontos a favor e contra de cada um deles.
Importante: além do material principal, é importante pensar também no material do cabo e do pegador da tampa. Uma panela que irá ao forno em alta temperatura não poderá ter um cabo de plástico ou de madeira. O material deve ser metálico para evitar que derreta ou queime. Alguns cabos de plástico são feitos de “plásticos fenólicos” (plástico laminado reforçado com resina), que suportam até 250 graus. A Le Creuset, por exemplo, utiliza puxadores fenólicos que suportam até 190°C (linha tradicional de ferro fundido esmaltado) ou 250°C (linha Signature de ferro fundido esmaltado). É importante checar as especificações dadas pelo fabricante de sua panela antes de submetê-la a altas temperaturas no forno.