Respostas
Somos um povo novo, resultado da miscigenação de culturas mais antigas, como índios, europeus e africanos. Temos que ter orgulho do que somos, os primeiros de um mundo sem fronteira. Um país pacificador sem guerra e sem arsenal nuclear.
Os índios são a maior riqueza cultural do Brasil.
Prazer, ter e solidão são coisas dos brancos pois os índios brasileiros só conhecem amor, vida e felicidades em comunidade.
A arte no Brasil me remete a época do descobrimento, as pessoas observam e sentem a mesma coisa que os índios sentiram ao receberem as plumas e os espelhos pela primeira vez, presenteados pelos portugueses vindo das caravelas.
Da cunhã é que nos veio o melhor da cultura indígena. O asseio pessoal. A higiene do corpo. O milho. O caju. O mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, o cabelo brilhante de loção ou de óleo de coco, reflete a influência de tão remotas avós.
Penso que o Universo perdeu com o extermínio do povo indígena e sua cultura para este que hoje aqui habita..
A arte brasileira vai acordar um dia e perceber que a cultura indígena nacional é o que há de mais moderno, minimalista e contemporâneo.