João Marcos era filho de um clã de Santo Amaro – os Flaquers – e também da família quatrocentona Barros Monteiro. Filho único, estudante de Direito, era rapaz forte, campeão de jiu-jitsu, defendia seu ponto de vista "aos murros e pontapés". Em 1962, fundou o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), organização de direita que foi o germe da estruturação do terrorismo de Estado durante o regime militar no Brasil. Unia jovens estudantes e policiais contrários a "comunistas" e "subversivos" de esquerda.
Na noite de 18 de julho de 1968, uma quinta-feira, organizou o ato mais conhecido do grupo: o ataque ao elenco de Roda viva, peça teatral escrita por Chico Buarque, adaptada e dirigida por José Celso Martinez. O ataque ocorreu durante a segunda temporada da peça, no teatro Ruth Escobar, no centro de São Paulo. Pelo menos uma centena de agressores depredou equipamentos, 19 atores foram feridos.
"O objetivo era realizar uma ação de propaganda para chamar a atenção das autoridades sobre a iminência da luta armada, que visava à instauração de uma ditadura marxista no Brasil", disse João Marcos à Folha de S.Paulo, em 1993, ano em que saiu do armário e identificou-se como líder do grupo responsável pelo ataque.
HERDY, Thiago. Roda viva estreia em São Paulo; líder do CCC está morto. Revista Época, 11 dez. 2018 (Adaptado). Disponível em:
. Acesso
em: 04 set. 2019.
A fundação do CCC e o ato acima narrado servem de exemplo
a) da maneira como as perseguições aos opositores do regime militar se davam apenas de forma organizada e gestada pelos próprios governantes.
b) da resistência de grupos populares aos avanços do comunismo no Brasil que ajudaram a evitar que fosse instalada uma ditadura marxista em solo nacional.
c) das sistemáticas perseguições feitas a toda e qualquer manifestação cultural durante o regime militar.
d) da perseguição à manifestações artísticas de esquerda que ocorriam não somente por vias institucionais, mas também por vias não oficiais.
e) do completo apoio popular dado à Ditadura Militar, onde civis serviam como braço direito do regime instaurado em 1964.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra c
Explicação:
das sistemáticas perseguições feitas a toda e qualquer manifestação cultural durante o regime militar.
ESPERO TER AJUDADO +UMA VEZ ;)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás