Respostas
Resposta:
D. Pedro I não era muito popular devido a sua politica absolutista. Assim, que ele foi coroado imperador do Brasil, foi convocada uma assembleia para dar inicio a constituição para o país. D. Pedro I não convocou com as opiniões dos deputados acerca de seus poderes e mandou fechar essa assembleia e prender os deputados.
D. Pedro I mandou fazer uma constituição ao qual ele tinha plenos poderes sobre os demais, ele criou o poder moderador, onde somente ele tinha a palavra final. Essas questões e outras favorecerem a impopularidade do imperador.
Explicação:
Espero ter ajudado ;)
1° A guerra do Paraguai que acabou gastando muitos recursos do Brasil, deixando ele em uma situação econômica mais difícil.
2° Ele irritou a aristocracia brasileira pois ele não indenizou os cafeeiros pelo prejuízo com a abolição da escravatura
3° Em seus anos de regência ele demonstrava um grande autoritarismo em meio ao seu governo, ou seja, mandava e desmandava sem nenhum aval
4°O exercício do poder conduziu Pedro II a um jogo de articulações políticas com conservadores e liberais, bem como com a elite agrária e escravocrata, condutora da Economia Cafeeira e que mantinha as finanças do Império. Todo o processo gradual de acabar com a mão de obra escrava, por exemplo, teve que ser gestado com amplas negociações.