3.
(PUC-RJ) Meu falecido pai, de memória abençoada, fez odo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O Fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você.
Nós ainda estávamos na idade das trevas (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras se eu vivi para vê-lo.
Hoje as antigas ciências estão restauradas (...) as línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...).
Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe lhe servirá se você não amar e temer a deus (...).
Seu pai, Gargantua. (François Rabelais. Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532).
São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, exceto:
. Opção única.
(1 Ponto)
a. A crítica à Idade Média, percebida como período de trevas.
b. A valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.
c. O desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados.
d. A retomada de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados.
e. O otimismo em relação aos avanços humanos no campo da educação.
4.
(UEG-GO) Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e um objeto. Na Grécia antiga não havia fragmentação do conhecimento, e pensar sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros. Os filósofos gregos da antiguidade se preocupavam basicamente com os problemas do ser e do não ser, da permanência e do movimento, da unidade e da multiplicidade das ideias e das coisas. Já para o pensador medieval, o problema principal era a conciliação entre fé e razão. No renascimento, surgem as seguintes grandes modificações:
. Opção única.
(1 Ponto)
a. A união entre fé e razão, o fideísmo e o positivismo.
b. A união entre fé e razão, o teocentrismo e o interesse pela moral.
c. A valorização da fé em detrimento da razão, o cosmocentrismo e o fideísmo.
d. A separação entre fé e razão, o antropocentrismo e o interesse pelo saber ativo.
Respostas
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Resposta:
b. A valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.
Explicação:
Reposta alternativa B
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1
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
espero ter ajudado
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