URGENTE
Os servos na Idade Média A podiam deixar o feudo sempre que desejassem. B pagavam tributos a partir do salário que recebiam com o comércio. C sempre foram assalariados e constituíam a classe média do período. D estavam presos à terra e deviam tributos ao senhor, como a corveia. E possuíam uma relação de parceria com o senhor, já que estes detinham os mesmos direitos e deveres.
Respostas
Resposta:
A) Não, o servos eram explorados a todos tempo, eles não podiam fazer oq quisessem, eles tinha que obedecer todas as ordens, até mesmo trabalhar sem remuneração.
B) Não, eles pagavam esses tributos através desta relação desigual de ceder parte de seu tempo no cultivo das terras de seu senhor, também devia oferecer uma parte de sua produção para o pagamento das chamadas obrigações feudais. Ou seja eles tinha que dar metade de tudo que eles vendiam, por exemplo: eu vendo banana, metade da minha colheita de banana vai para os senhores feudais e a outra metade vai para o meu comércio, e quase nunca sobrava a parte da colheita para benefício próprio, ou seja eles nem comia ou via o que eles plantavam ou fabricavam.
C) Não, as vezes eles eram assalariados mas na maioria das vezes eles trabalhavam e não recebiam salário, eles não eram classe média, os servos ficam na última parte da pirâmide. ( eles não são escravos!!!!!!)
D) Sim, Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos feudais, donos de lotes de terras (feudos).
E) Sim, os servos possuíam uma relação de parceria com seus senhores, pois os senhores prometiam segurança e direitos a eles,( nem sempre eles tinham direito).