3. As imagens a seguir representam
alguns dos problemas ambientais
enfrentados mundialmente. (a)Quais são esses problemas?
(b) Que ações sustentáveis podem ser tomadas para resolver esses problemas coletivamente nas cidades?
(c) Quais são as ações individuais que podemos adotar em nosso cotidiano para minimizar esses problemas?
Respostas
Olá!
→ Quais são esses problemas?
A - Poluição atmosférica: emissão de gases poluentes na atmosfera. Causa alterações no clima e no meio ambiente. Nos seres humanos, causa doenças respiratórias, como: bronquite, enfisema pulmonar, asma, DPOC, entre outros.
B - Poluição hídrica: despejo de efluentes (resíduos industriais, esgotos, etc.) em recursos hídricos (lagos, rios, oceanos, etc.). Causa alterações dos ambientes aquáticos, redução da população de espécies marinhas (causando o colapso de cadeias alimentares aquáticas), reduz a disponibilidade de água doce limpa disponível, afeta a paisagem e prejudica a qualidade de vida de habitantes de zonas costeiras (a água contaminada transmite doenças e produz odor desagradável).
C - Lixo: os resíduos sólidos gerados pela sociedade através do consumo são descartados em áreas inadequadas, como: lixões a céu aberto, ruas (consequentemente nos "bueiros" e esgotos), lagos e rios, entre outros. Causa enchentes (quando entopem bueiros), o acúmulo de lixo pode atrair vetores de diversas doenças (ratos, baratas, moscas, etc.), odor desagradável, polui o solo e lençóis freáticos (especialmente resíduos líquidos quando penetram o solo) prejudica a qualidade de vida da população.
D - Desperdício: descarte de alimentos (ou água) em estado consumível (também podemos considerar o desperdício de água). Causa redução na oferta de alimentos devido ao aumento da demanda, quando em decomposição, pode atrair vetores de diversas doenças e causar odor desagradável.
→ Que ações sustentáveis podem ser tomadas para resolver esses problemas coletivamente nas cidades?
A - Taxar (aumentar impostos sobre) as empresas que mais poluem o ar, incentivando a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera; campanhas para conscientizar empresas e pessoas sobre a poluição do ar, incentivando a adoção de hábitos conscientes.
B - Conscientizar a população a não despejar alimentos, materiais químicos e afins na rede de esgoto; investir em sistemas e estações de tratamento de esgoto; taxar as empresas que mais poluem recursos hídricos, incentivando a redução do despejo de efluentes na água.
C - Conscientizar a população a não jogar lixo em locais inadequados (ou seja, qualquer lugar exceto a lata de lixo), investir na construção de aterros sanitários, sistemas de compostagem de lixo orgânico e outros métodos de tratamento de lixo, além de incentivar a eliminação de lixões, investir na limpeza das cidades e dos rios, lagos e oceanos e incentivar a reciclagem.
D - Conscientizar as pessoas acerca do desperdício de alimento, investir em sistemas de compostagem de lixo orgânico para a produção de adubo orgânico (reciclagem de matéria orgânica), investir em campanhas para ensinar as pessoas a como conservar melhor os alimentos.
→ Quais são as ações individuais que podemos adotar em nosso cotidiano para minimizar esses problemas?
A - Andar menos de carros ou outros veículos automotores que poluem o ar, podendo ser substituídos pela caminhada ou bicicleta (ambas benéficas à saúde); emitir menos HFCs ao diminuir o uso de aparelhos de refrigeração, como o ar condicionado, pois embora não seja uma poluição "visível", a emissão de HFCs, apesar de não contribuir para a destruição da camada de ozônio como seu antecessor - o CFC -, é um potente GEE (gás do efeito estufa), contribuindo para o agravo do aquecimento global. Além disso, devemos cobrar o governo por leis que criem ações diretas na luta contra a poluição hídrica.
B - Não jogar materiais químicos, alimentos, óleos e afins em ralos; não jogar lixo na rua, pois esses resíduos serão levados para os bueiros, onde entrarão na rede de esgoto da cidade, além de cobrar o governo por leis que criem ações diretas na luta contra a poluição hídrica.
C - Não jogar lixo na rua (além de recolher aqueles que encontrar); se possível, participar de serviços voluntários para a limpeza da cidade; sempre que possível, recicle, reduza a quantidade de lixo gerada em sua residência e cobre o governo por leis e atitudes contra o despejo de lixo tanto na cidade quanto nas águas. Além de demandar a contrução de sistemas eficazes para o tratamento de lixo (aterros sanitários, sistemas de compostagem de resíduos orgânicos, etc.).
D - Conscientizar-se da fome no mundo, não desperdiçar alimentos; sempre que possível, recicle o lixo orgânico para fazer adubo orgânico. Aprenda sobre como aprimorar a conservação de alimentos em sua residência, compre somente o necessário quando for ao mercado e tente produzir a menor quantidade de lixo orgânico não-reciclável possível (aproveitar o máximo dos alimentos).
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos ;-)
a) Os problemas ambientais retratados são:
A - Poluição atmosférica: contaminação do ar por substâncias nocivas ou excesso de substâncias comuns no mesmo. A poluição atmosférica pode ocorrer até na forma de energia.
B - Esgoto a céu aberto: além do cheiro horrível nas redondezas, esse esgoto é responsável por poluir recursos hídricos, alterando o funcionamento de ecossistemas e sujando água que poderia ser usada.
C - Descarte irregular de lixo: o descarte de lixo, se não feito de maneira correta, pode ser responsável por poluir o solo e ser um ambiente propício para a transmissão de doenças.
D - Desperdício de alimentos: mostra o quando ainda precisamos evoluir em questão de logística e até empatia. Alimento jogado no lixo enquanto muitos passam fome. Desperdício de recursos.
b) Diminuir o uso de combustíveis fósseis, ter saneamento básico, descartar o lixo corretamente e melhorias na logística da distribuição de alimentos.
c) Usar outro meio de transporte além de carro, descartar o lixo corretamente e doar aproveitar melhor os alimentos que compramos.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/31490671