Baseados na charge abaixo, responda às questões 1, 2 e 3 a seguir.
NÃO INSISTA.
SÓ ALUGO COM
FIADOR!
ALUGA-SE
1. Baseado no texto acima, marque a alternativa correta:
a) O texto não pode ser considerado charge, porque não há uso de caricatura.
b) Os dois personagens são trabalhadores do setor imobiliário.
c) O texto verbal indica que os personagens estão sujos e são moradores de rua.
d) A charge se utiliza de texto verbal e não verbal para criticar um problema social.
e) O texto critica o setor imobiliário por dificultar o aluguel de imóveis, mediante um fiador.
2. Analisando o que tem escrito na caixa (“Aluga-se”), podemos afirmar que:
a) O autor fez uso incorreto da colocação pronominal, pois o correto seria escrever “Se aluga-se".
b) A frase segue a norma padrão, pois, na escrita formal, evita-se o uso de pronome átono em início de frase.
c) A frase segue a norma padrão, pois o “se” é uma partícula que indica dúvida em relação ao aluguel.
d) O autor fez uso incorreto da colocação pronominal, pois, nessa frase, deveria haver uma próclise.
3. Explique qual a crítica existente na charge e que recursos o autor do texto utiliza para construir essa crítica.
Respostas
Resposta:
1. Alternativa d) A charge se utiliza de texto verbal e não verbal para criticar um problema social.
2. Alternativa b) A frase segue a norma padrão, pois, na escrita formal, evita-se o uso de pronome átono em início de frase.
3. A crítica presente na charge citada é uma referências as moradias urbanas e os aluguéis que muitas vezes não garantem a qualidade de vida dos moradores, onde uma pessoa que às vezes tem um pouco mais do que outra, já se coloca em uma classe social superior. Sendo que muitas vezes, ambos estão na mesma situação, apenas não querem enxergar a realidade social que os cerca.
Explicação:
1. A Charge apresenta de maneira sucinta um problema social, usando tanto a linguagem escrita verbal (texto) como a representação da não verbal em desenho.
2. "Na oralidade, é muito comum empregarmos o pronome oblíquo átono no início da oração em sentenças como te amo, te ligo, te falo, te busco mais tarde, te telefono, te peguei etc. Todos esses exemplos subvertem a regra, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono" (Prepara Enem).
3.Resposta explicativa.
Resposta:
1 - D
2 - B
3 - A crítica social consiste na falta de moradia e de emprego e os recursos utilizados são dois mendigos negociando o aluguel de uma caixa para servir de moradia.
Explicação:
Questão 1 - A charge é um texto jornalístico que tem a função de fazer uma crítica social de um fato político ou social relevante e atual, refletindo o posicionamento editorial de uma maneira bem-humorada. Ela necessita estar acompanhada por uma notícia para que possa ser bem interpretada.
Questão 2 - O conceito básico de colocação pronominal é relativo à posição que o pronome oblíquo átono (me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos) está em relação ao verbo. No caso da expressão "aluga-se" temos o caso de uma ênclise, pois não se deve começar a frase com pronome oblíquo átono.
Questão 3 - A crítica social da charge consiste na falta de moradia e de emprego, na dificuldade de fazer um contrato de aluguel devido à necessidade de fiador e os recursos utilizados são dois mendigos negociando o aluguel de uma caixa para servir de moradia e o dono da caixa (o homem de boné) negando devido à necessidade de fiador, que é a pessoa responsável para pagar uma dívida caso a pessoa que pretende alugar a caixa (o homem sem boné) não consiga pagar a dívida, porém a pessoa que prentendia alugar a caixa para morar não tem condições de ter um fiador.