Respostas
Resposta:
A Lei 10.639/03 diz sobre a obrigatoriedade do ensino da história da cultura afro-brasileira e da cultura africana nas escolas do Brasil.
Explicação:
A importância desta lei está em mostrar que a cultura afro-brasileira e a cultura africana são partes essenciais da formação e da história da cultura brasileira, promovendo diretrizes para o ensino da história da cultura afro-brasileira e da cultura africana. Ela traz uma nova perspectiva para a educação brasileira, pois antes o ensino desta parte importante da história brasileira muitas vezes não era abordado ou era abordado de maneira muito superficial e cada ano que passava, esta parte da histórias era cada vez mais esquecida.
Esta lei ajudou o negro a conquistar uma posição de protagonismo em alguns momentos do estudo da História do Brasil, pois antes, o negro tinha sua história cada vez mais marginalizada, pois o currículo escolar priorizava uma cultura não africana com foco eurocêntrico, fazendo com que o aluno afrodescendente não conseguia se reconhecer na história e com o resgate obrigatório da história das culturas afro-brasileira e africana, ajudou o estudante afrodescendente a resgatar sua autoestima e se sentir representado.
Como a escola é uma ferramenta essencial para a formação de senso crítico, o resgate dessas culturas permite que o preconceito racial seja cada dia mais mitigado pois a cada geração, as pessoas vão pegando cada vez mais asco de quem ainda pratica racismo.