• Matéria: ENEM
  • Autor: hellenaalmeida23
  • Perguntado 5 anos atrás

Texto argumentativo no que diz respeito as influências culturais que o Brasil recebeu desde os tempos da escravidão negra e indígena com a colonização portuguesa e com a chegada de demais povos imigrantes a partir do século XIX
Me ajudem pfvr pfvr .

Respostas

respondido por: jan07
0

Resposta:

Basicamente três grupos étnicos entraram na formação da sociedade colonial: o indígena, o europeu (português) e o negro africano. Desde o início da colonização mesclaram-se os grupos étnicos, através da miscigenação racial, originando-se vários tipos de mestiços:

-do branco com o negro = mulato

- do branco com o índio = mameluco (caboclo)

-do negro com o índio = cafuzo

As condições históricas da colonização criaram formas de convivência e adaptação entre as raças formadoras da etnia brasileira. Os índios sempre que conseguiram, optaram pelo isolamento. Já o convívio entre portugueses e africanos obedecia às regras do sistema escravista aqui implantado, resultando em maior aproximação e em verdadeira promiscuidade.

A Sociedade Colonial

Nos séculos XVI e XVII a sociedade colonial brasileira era basicamente rural (agrária), patriarcal e escravista, onde a atividade econômica predominante era a agricultura (cana-de-açúcar e tabaco).

Esta sociedade era rigidamente estratificada: no vértice da pirâmide estavam os grandes proprietários rurais ("senhores-de-engenho"), que formavam uma aristocracia rural; na base havia um contingente numeroso de escravos e dependentes.

Explicação:

Não sei se está muito correto, mais se tiver, agradece com um coraçãozinho ♡

Perguntas similares