Pense e reflita no que aconteceu nos campos de concentração na II Guerra Mundial.
O que o autor quis dizer com "que luta por um pedaço de pão / que morre por um sim ou por um não"?
Que reflexões podemos fazer sobre esse acontecimento?
ME AJUDA POR FAVOR
Respostas
as reflexões à serem abordadas são diversas, dentre elas a humilhação sofrida no Holacausto por judeus, negros, homossexuais, etc. que se viram de forma repentina sem suas casas, sem comida. Fugindo desesperadamente de um líder autoritário e cruel. Descreve toda a dor que o próprio autor sentiu por ter sido uma das vítimas do Holocausto.
Traz à tona o processo de lavagem cerebral que um líder pode exercer aos seus seguidores funcionais, que não indagam tais atos, sendo facilmente ludibriados.
Enfim, Bauman deixa claro que “a importância atual do Holocausto está na lição que ele traz para toda a humanidade. [...]. Em um sistema em que a racionalidade e a ética apontam em sentidos opostos, o grande perdedor é a humanidade.” (Ibid., p. 236). Esse ensinamento indica que o triunfo do nazismo se deu a partir do momento que separou o político do ético, transformando seu modo de governar em mera técnica e execução de ideologias autorreferencialistas, isto é, ideologias que não se sujeitavam a qualquer espécie de julgamento, avaliação ou crítica, a não ser à avaliação sistemática e burocrática da perfeição das execuções, do cumprimento de ordens, do bom funcionamento da câmara de gás, da pilhagem dos cadáveres, etc. Nesse sentido, é bem vinda a crítica a advertência de Levinas: “A política deve, com efeito, poder ser sempre controlada e criticada a partir da ética.” (LEVINAS, 2000, p. 72).