A política econômica do Estado absolutista, o mercantilismo, reuniu práticas e doutrinas que, em suas diversas modalidades entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se:
A) Pelo liberalismo econômico como forma de manutenção da aliança política do rei com os burgueses.
B) Pelo protecionismo alfandegário por meio de proibições das exportações que visava ao equilíbrio da balança comercial do Estado.
C) Pela expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais.
D) Pela restrição dos privilégios senhoriais relacionados à participação da nobreza no comércio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado.
E) Pelo intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas, que proibiu a concessão de monopólios a grupos privados.
Respostas
respondido por:
9
Letra C
O controle estatal sobre a atividade econômica era uma das principais características do mercantilismo. O rei absolutista intervinha diretamente na esfera econômica por meio de sua burocracia, que controlava todo o processo. Uma das reivindicações da classe burguesa moderna, em revoluções como as ocorridas na Inglaterra (1640) e na França (1789), visava justamente ao combate do controle da Coroa sobre a economia.
Espero Ajudar
respondido por:
5
Resposta: letra c
Explicação:
Resposta correta
expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás