A civilização maia atingiu seu ápice durante o chamado período Clássico (250-950). No auge, em 750, a população talvez tenha ultrapassado 13 milhões. Porém, pouco tempo depois, entre 750 e 950, houve rápido declínio. Centros urbanos densamente povoados foram abandonados, e seus impressionantes edifícios viraram ruínas. A extinção dessa civilização (que os arqueólogos chamam de “o colapso terminal do período Clássico”) é um dos grandes mistérios antropológicos dos tempos modernos. O que teria acontecido?
O texto apresenta o auge e o declínio maia. Elabore uma resposta para justificar ao questionamento do texto.
Respostas
Resposta:
A civilização maia foi uma das
sociedades indígenas mais dominantes da Mesoamérica (um termo usado para descrever o México e América Central antes da conquista espanhola do século 16).
Ao contrário de outras populações indígenas espalhadas da Mesoamérica,
os maias foram centradas em um bloco geográfica que abrange toda a Península de Yucatán e moderna Guatemala; Belize e partes dos estados mexicanos de Tabasco e Chiapas: ea parte ocidental de Honduras e El Salvador. Esta concentração mostrou que a Maya manteve-se relativamente seguro da invasão de outros povos mesoamericanos.
Dentro dessa expansão, os Maias viveram em três sub-áreas distintas com diferenças culturais e ambientais distintas: a norte Maya planícies da Península de Yucatán; as planícies do sul do distrito de Petén, no norte da Guatemala e partes adjacentes do México, Belize e Honduras ocidentais; eo sul Maya Highlands, na região montanhosa do sul da Guatemala.
Explicação:
confia e marca com melhor resposta ou então
deixa um coração ♥️♥️♥️♥️♥️