Respostas
Resposta:
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e também no Brasil. Corresponde a cerca de 29,7% do total de novos casos a cada ano. Apesar de ser raro, a doença também pode acometer os homens, os casos representam 1% do total da doença. *sintomas:*
- Nódulo na mama
- Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja
- Irregularidades ou retrações na pele da mama
Dor ou inversão do mamilo
- Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama
- Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida
Nódulo nas axilas
A Autoestima e o Câncer de Mama
As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como as pacientes se sente a respeito de si mesma. É comum ficar menos autoconfiante e se preocupar sobre como os outros irão enxergá-la.
A queda dos cabelos é um dos principais efeitos colaterais de quem luta contra a doença. Mas isso não significa que a mulher deva se sentir menos bonita. Muitas optam por exibir a cabeça raspada como uma forma de se identificarem como sobrevivente do câncer de mama. Mas, para quem prefere cobrir a cabeça, há opções disponíveis para todos os gostos, estilos e personalidades: perucas, lenços coloridos e chapéus.
Nos casos mais agressivos, além de lidar com o diagnóstico, a mulher precisa encarar o choque da necessidade da retirada da mama. É uma etapa muito difícil. É chocante para a mulher, algumas se negam a se olhar no espelho, até que possam compreender que existe a possibilidade de reconstrução da mama ou aceitação da sua nova aparência.
Elevar a autoestima faz com que a mulher faça escolhas positivas para si mesma. A mulher passa a valorizar questões que antes não valorizava, passa a ver a vida de outra maneira, e a sua segurança vem com uma intensidade maior, de uma vencedora.