Respostas
A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.
grande parte da radiação que chega à Terra fica detida na camada de ozônio, que fica 25km a 30km longe de você. A pouca radiação que chega até nós já é forte o suficiente para causar sérios problemas como o câncer de pele e problemas de visão ou a destruição do plâncton marinho, que é responsável por absorver grande parte do dióxido de carbono (CO2) que emitimos.
Altos níveis de radiação também são bastante ofensivos às plantas em geral, impactando na agricultura e diminuindo a oferta de alimentos. (Relembre tudo que você comeu hoje e faça as contas do que é origem vegetal, por exemplo).
A destruição da camada de ozônio está diretamente relacionada à presença de cloro na estratosfera. Você pode ter lido todos esses compostos químicos e estar pensando que isso tudo é preocupação do governo e das indústrias, mas isso pode estar diretamente relacionado a algumas práticas do seu cotidiano.
A sua geladeira, o seu ar-condicionado (tanto da sua casa quanto do seu carro) e o seu colchão e sofá, por exemplo, podem ter sido produzidos utilizando hidroclorofluorcarbonetos (HCFC). Apesar do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs já ter diminuído em 34% o uso desse composto pela indústria brasileira, ele continua bastante presente no mercado.
temos que ajudar a recompor a camada de Ozônio, nao para nós e nem para nossos filhos mas para nossos netos!