Respostas
Resposta:
O primeiro passo é fazer com que o lixo pare de chegar ao mar, assim o problema pelo menos para de crescer. Isso pode ser feito com uma destinação mais eficiente dos resíduos, coleta seletiva e também com saneamento das redes de esgoto, pois se todo o esgoto urbano passar por estações de tratamento, certamente os resíduos sólidos serão retirados.
O segundo passo é promover a retirada de lixo do mar através das novas tecnologias que estão surgindo ano após ano. Existem muitas técnicas para se retirar e até para se aproveitar o lixo, especialmente o plástico, que pode ser incinerado gerando energia e até transformado em combustível, por se tratar de um derivado de petróleo.
Explicação:
Parte da solução também se dá na adoção de novas formas de destinação por parte das empresas. Muitas vezes elas descartam resíduos que nem sabem que poderiam ser tratados, o que faz com que seja urgente a descoberta de novas formas de destinação.
Uma maneira inteligente de se fazer isso é a utilização do Mercado de Resíduos, pois ele permite que a empresa localize tratadores em todo o país, que tenham alguma tecnologia e licenças operacionais para tratar os resíduos cadastrados para destinação.
Além de conseguir destinar seus resíduos de maneira mais eficiente, contribuindo para o meio ambiente, a empresa também pode reduzir seus gastos com tratamento de resíduos perigosos, pois o sistema de leilão do Mercado de Resíduos, faz com que sempre o menor valor cobrado entre muitas ofertas seja eleito para a prestação do serviço.
Há também os casos de geração de receita com resíduos que antes geravam despesas, pois vários tratadores se oferecem para comprar resíduos da empresa geradora.