Política Fiscal é o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país. Nos diversos manuais de Economia, a política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos bastante simplistas, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente irá utilizar as duas políticas sob várias combinações e graduações, num esforço para orientar as metas econômicas de um país.
Info Escola. Política fiscal. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2019.
Considerando o enunciado acima e as ideias que ele transmite, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Os instrumentos de ação da política fiscal são: arrecadação tributária e gastos do governo. Logo, a política fiscal tem influência direta sobre a demanda agregada.
PORQUE
II. Tanto a arrecadação tributária, via consumo, quanto o gasto do governo, são componentes da demanda agregada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: Pg. 34
Resposta:
A alternativa correta é: As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a primeira
Políticas fiscais e monetárias são usadas em conjunto pelos governos na tentativa de estimular suas próprias economias. Porém quando essas políticas são utilizadas sem parcimônia efeitos nefastos podem ocorrer.
Uma política fiscal expansionista aplicada por muito tempo ou de forma exagerada tende a desequilibrar as contas públicas, ou seja, o governo gasta mais do que arrecada. Num primeiro momento o governo pode utilizar política monetária expansionista (emitir moeda/aumentar a liquidez da economia), mas as políticas monetárias exageradas perdem a eficácia. Com isso no longo prazo o governo necessita aumentar os impostos para aumentar sua receita e reduzir o déficit público acumulado ao longo da política fiscal expansionista.
A política fiscal é a forma de intervenção do governo no sistema econômico, utilizando a arrecadação e os gastos. Pode ser restritiva, ou seja, reduzir gastos de governo e/ou aumentar os tributos, e expansionistas, isto é, aumentar gastos de governo e/ou redução de tributos. A escolha da política fiscal a ser utilizada dependerá dos fins, objetivos e metas a serem alcançados.
Capítulo 8 do livro: Teoria Econômica - Marcos Antonio Dozza & Raimundo N. Casé de Brito. – 2ª. ed. – Curitiba: Fael, 2018
Explicação: