Quero que pensem em 2 experimentos para demonstrar os movimentos de MRU, MRUV e MQL. (um de MRU e outro de MRUV ou MQL). Procurem fazer relação com as coisas já aprendidas em aula!!
Lembre-se que o experimento precisa ser possível de ser feito. Não inventar nada impossível.
Vocês devem escrever um roteiro sobre como realizar este experimento. O roteiro está aqui em baixo. Em vermelho e sublinhado (para quem fizer impressão preto e branco) estão as partes que devem ser alteradas conforme cada trabalho.
Vou deixar outro arquivo com um exemplo de um roteiro pronto. Para ser uma ajuda.
MRU, MRUV e MQL NA PRÁTICA
Experiência nº 1: Título da experiência.
MATERIAL(IS): Aqui você vai descrever tudo que vai ser usado para fazer este experimento. (façam por ultimo dai vocês sabem exatamente o que vão usar)
PROCEDIMENTO: Nesta parte vocês devem descrever com precisão o passo a passo de como montar o experimento do grupo. No inicio ao fim da experiência. Lempre-se este material pode ser lido por alguém que nunca deve uma aula de física, então o detalhamento é muito importante para que qualquer pessoa consiga montar eu outro momento o experimento de vocês.
Pense, pesquise e responda: Por fim coloque aqui pelo menos 3 perguntas que vocês acham que quem fizer este experimento vai saber responder. (é uma forma de saber se quem fez estava prestando mesmo atenção na hora de executar o experimento)
Respostas
Resposta:
1° procedimento: MRU
Materiais utilizado:
- uma haste de ferro com rosca de 30 ou 60 cm
- uma régua de madeira de mesmo comprimento da haste
- uma arruela com diâmetro um pouco maior do que o diâmetro da haste metálica
- um suporte de madeira de (25 cm x 25 cm x 3 cm)
- um cronômetro
Procedimento:
Fixe a haste metálica e a régua de madeira no suporte de madeira de modo que fiquem paralelos (régua e haste)
Aparato experimental montado
Ao colocarmos a arruela na extremidade superior da haste, veremos que ela oscilará e descerá bem lentamente pela haste em um movimento que podemos aproximar de um movimento retilíneo uniforme. É importante salientar que, se for colocada uma arruela com diâmetro muito próximo do tamanho do diâmetro da haste, ela poderá ficar presa e outras arruelas podem descer aos saltos.
A fim de realizar o estudo do MRU utilizando esse dispositivo, precisaremos de alguns auxiliares e também de um cronômetro, pois é necessário medir as posições e o tempo simultaneamente.
Inicie a marcação do tempo de descida da arruela logo após colocá-la na extremidade superior da haste. Quando ela começar a descer, ative o cronômetro. O tempo inicial é igual a t = 0 e a posição, nesse instante, medida através da régua, nada mais é do que a posição inicial do x0.
Conforme a arruela desce, vá anotando os valores das posições pelas quais ela passa e anote também os instantes correspondentes às posições. Você pode fazer as medidas em intervalos de tempos iguais, em instantes prefixados ou em posições predeterminadas (medidas em centímetros). É bom que se obtenha pelo menos seis medidas, mas quanto mais, melhor.
Ao coletar as medidas, coloque os dados em uma tabela como no modelo abaixo:
t (s)
x (cm)
Utilizando essa tabela fica fácil construir em uma folha quadriculada ou até mesmo de papel milimetrado o gráfico da posição x tempo do movimento da arruela. Com base no gráfico construído podemos realizar os cálculos e determinar o módulo da velocidade de queda da arruela. Os pontos da construção do gráfico devem estar alinhados, caso isso não aconteça não podemos dizer que o movimento é uniforme.
2° procedimento: MQL
Materiais:
.Garrafas Plásticas Que sejam idênticas.
.Pregos, Dê preferência aos pregos pequenos e sem cabeça (para melhor deslizamento do barbante).
.Barbante, Para cada garrafa utilize aproximadamente 30 cm.
.Água
.Cabo de vassoura, Corte o cabo de vassoura ao meio.
Procedimento:
Fixe os pregos no cabo de vassoura de modo que fiquem alinhados.
Amarre o barbante na tampa da garrafa e com a outra extremidade faça um laço e coloque no prego.
Repita o procedimento para a outra garrafa, deixando o mesmo comprimento de barbante.
Coloque uma certa quantidade de água em uma das garrafas e o dobro na outra.
Levante o cabo de vassoura, horizontalmente, até uma certa altura.
Gire o cabo de vassoura fazendo com que as garrafas se desprendam ao mesmo tempo.
Faça com as garrafas vazias ou com a mesma quantidade de água.
Observação:
Se o experimento falhar verifique os seguintes aspectos: os tamanhos do barbante de cada garrafa devem ser iguais; os pregos devem estar alinhados e com o mesmo relevo (referente a sua altura); o giro do cabo de vassoura no momento de soltar as garrafas deve ser rápido; observe se a altura entre o fundo das garrafas e o solo são iguais; para realizar o experimento para diferentes massas é aconselhável que uma das garrafas esteja completa de líquido e a outra esteja com aproximadamente a metade do conteúdo da outra.