Respostas
Resposta:
Canadá
Explicação:
O Canadá é uma monarquia parlamentarista ainda ligado à Inglaterra
Resposta:Historiadores do futuro caracterizarão, sem dúvida, a última década do século XX como a década da revolução democrática. Aconteceram mudanças profundas não somente no Leste da Europa mas também em outras partes do mundo. Em nossa América, pela primeira vez em sua história todos os países da América do Sul são liderados por presidentes eleitos em votações competitivas e relativamente livres.
A grande incógnita, entretanto, é se essa revolução será durável, ou se chegarão novamente ondas de autoritarismo. Por isso o tema da "governabilidade na democracia" é de suma importância. Tanto a América Latina como também os países do Leste europeu estão frente ao grande desafio de como compatibilizar a convivência democrática e a construção de uma sociedade melhor com processos de reforma estrutural do estado e do mundo econômico. Os temas são muitos. No Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Georgetown, que presido, começamos um projeto bastante ambicioso de pesquisa, em colaboração com especialistas de sete países latino-americanos. O projeto abrange distintas problemáticas, a partir dos mecanismos para garantir a estabilidade macroeconômica com crescimento e distribuição até a privatização, a descentralização e a maior participação da cidadania no trabalho nacional.
Mas o tema que mais nos diz respeito e que é a preocupação fundamental do meu próprio trabalho, é o das instituições democráticas como tais. Esse trabalho resume-se numa pergunta muito concreta. Os países democráticos com instituições políticas do tipo parlamentar são mais estáveis e mais aptos a resolver os problemas de governabilidade que os países com instituições do tipo presidencial? E se não for possível responder de forma categórica à pergunta por não existir uma resposta simples que abarque todos os casos, podem identificar-se condições pelas quais um sistema parlamentar seria mais apropriado que um sistema presidencial, ou vice-versa? Meu próprio trabalho, baseado especificamente sobre c caso do Chile,levou-me à conclusão de que uma boa parte do3 problemas da democracia chilena podem atribuir-se à rigidez do sistema presidencial idealizado pelos norte-americanos ao final do século XVIII.
Explicação: e um resumo mais espero que tenha ajudado:)