• Matéria: Artes
  • Autor: vitoria30011
  • Perguntado 5 anos atrás

Oi gente por favor me ajudem com essa atividade de ensino religioso, por favor não se enteresam só pelos pontos mas sim com a pergunta

Anexos:

Respostas

respondido por: angeltrix26
1

Resposta:

A dança afro brasileira foi originada a partir da dança das tribos africanas e apresentou crescimento durante o período colonial no Brasil, quando era praticada pelos escravos. Também teve grande influência de tribos indígenas brasileiras.

O candomblé e a umbanda são religiões muito conectadas com a cultura africana, porém muito diferentes. O candomblé foi originado na África e, nessa religião são cultuados os orixás, voduns ou nkissis, valorizando elementos da natureza.

As festas eram praticadas em terreiros por escravos e as danças representavam características de cada orixá, incluindo suas vestes, gestos e movimentos.

A dança afro incorpora os movimentos característicos de cada orixá, que são utilizados nos rituais em terreiros.

Vou te falar alguns deles aqui:

OXUM – orixá feminino, representando as águas doces, o amor e a beleza

OXÓSSI – orixá da caça, da fartura e das florestas. Seus movimentos consistem no manejo do arco e da flecha, seus objetos.

EXÚ – liga o mundo material ao mundo das entidades. Distribui fertilidade, fartura, benções de projeção astral e sorte nos negócios. É sempre o primeiro orixá a receber oferendas e saudações nos rituais.

O ritmo africano não tem limitação e nem isolamento, ele influencia bastante o funk carioca, um dos exemplos é o  "passinho" e deu origem a um dos ritmos mais amados de nosso país, o samba, que originou o carnaval.

Explicação: Espero ter ajudado meu bem


viviane9233: muito obrigada
angeltrix26: dnd mb
Perguntas similares