Respostas
Resposta:
Rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão, chamado de metamorfismo.
Características:
Não ocorre alteração física do protólito, ou seja a rocha permanece sólida.
As rochas metamórficas guardam algumas características relativas aos seus respectivos protólitos, o que permite que os geólogos realizem estudos para averiguar suas transformações ao longo do tempo. Essas transformações podem ocorrer tanto na ordem mineralógica, em que há transformação dos minerais, quanto na ordem textural, em que há alterações em termos de alinhamento, cristalização, dureza e outros aspectos.
Resposta:
As rochas metamórficas são rochas geradas através da existência de outros tipos de rochas, estas que, caso estiverem longe de seus locais de formação e sujeitas à pressão, bem como, expostas à temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificam suas características em um processo cujo a definição nominal é metamorfismo.
Dito isto, elas podem obter algumas características de suas rochas formadoras, estas que chamam-se protólitos, podendo estar em sua composição incluso a base de alguns minerais, a sua estruturação e composição química original. Por fim, pode-se dizer que o tipo de protólito é o que determina as características das rochas metamórficas.
Principais exemplos de rochas metamórficas:
- o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea);
- a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica);
- mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).