De que modo o tombamento do Cais do Valongo pode contribuir para a memória da escravidão no Brasil?
Respostas
Resposta:
Se desfazer as monstruosidades cometidas no passado é algo impossível, encara-las de frente para que não se repitam, e para combater os terríveis efeitos de injustiças, matanças e atrocidades cometidas contra povos, raças e minorias no presente, hoje. No Brasil, porém, é comum tratar o sequestro de milhões de negros, da África para o Brasil, e a escravidão a qual foram submetidos por séculos por aqui como um mero detalhe da história. Os escombros do Cais do Valongo, no Centro do Rio de Janeiro, são a metáfora perfeita dessa perigosa negação.
O tombamento do Cais do Valongo contribui para a memória da escravidão no Brasil pois é o único vestígio físico da chegada de africanos escravizados nas Américas.
Cais do Valongo
É uma antiga marina localizada na zona portuária do Rio de Janeiro, que recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2017.
Construído em 1811, era onde os africanos escravizados eram desembarcados e comercializados até que o tráfico transatlântico de escravos foi proibido em 1831. Durante seus 20 anos de operação, entre quinhentos mil e um milhão de escravos desembarcaram no Valongo.
Em 2011, durante as escavações realizadas neste local, foram descobertos dois ancoradouros e um grande número de amuletos originários do Congo, Angola e Moçambique.
Para mais informações sobre as abolições da escravatura no continente americano, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27830851
#SPJ5