Respostas
Resposta:
Até a independência do Brasil de Portugal, em 7 de setembro de 1822, a Amazônia era conhecida como Província do Grão Pará e Maranhão e tinha mais relações com Portugal do que com o Rio de Janeiro. Em geral, o povo da Amazônia preferia manter-se ligada à Portugal, mas foi forçado pelo Brasil a aderir à União.
O Maranhão só aderiu ao Brasil em 28 de julho de 1823, um ano depois da independência do país, forçado por tropas do Império brasileiro que cercaram São Luis por terra e mar.
Dom Pedro então enviou as tropas ao Pará, que abrangia Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia, com a intenção de forçar a adesão da província ao Brasil encerrando os laços com Portugal. No dia em 11 de agosto de 1823, o almirante John Grenfell desembarcou em Belém afirmando que havia uma esquadra brasileira em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital, isolando a Amazônia do resto do Brasil, caso não optasse pela adesão.
Os governantes locais entregaram a Amazônia ao Brasil, contra a vontade da população local. O sentimento de identidade do povo produziu diversas pequenas insurreições, que culminaram com a revolta da Cabanagem, em 1835.
Explicação: