Respostas
Resposta:
Estas normas de composição foram desenvolvidas na Grécia e atingiram a maturidade no Período clássico a partir do século V a.C. dando lugar à criação de três ordens: o Dórico, o Jónico e o Coríntio (considerado por alguns autores uma variação do Jónico).
espero ter ajudado
ORDEM CORÍNTIA
A ordem coríntia tornou-se popular no período helenístico e eram mais raras na Grécia Antiga, sendo usada em interiores. Seus ornamentos e efeitos teatrais contrastam com a integridade estrutural vista na arquitetura clássica até então, revelando a ênfase do helenismo nesta ordem que encantou os romanos com a ornamentação e os fez espalhar colunas coríntias por todo o seu império.
ORDEM JÔNICA
Contrapondo a ordem Dórica, a Jônica é considerada uma ordem feminina, usada principalmente nos templos das deusas. Embora muito recorrente, é importante ressaltar que essas associações com gêneros não representam necessariamente uma regra; Templos dóricos também já foram erguidos para deusas femininas, por exemplo.
ORDEM DÓRICA
“A ordem dórica era simples e maciça. Os fustes das colunas eram grossos e firmavam-se diretamente no estilóbata [sem ter base]. Os capitéis, que ficavam no alto dos fustes, eram muito simples. A arquitrave era lisa e sobre ela ficava o friso que era dividido em tríglifos – retângulos que podiam ser lisos, pintados ou esculpidos em relevo. ”