Simone de Beauvoir é um ícone do pensamento filosófico feminista, e suas ideias estabelecem um profundo diálogo com o existencialismo sartriano¹ onde a liberdade é a principal característica. Em sua obra “O segundo sexo” Simone aborda sobre o papel da mulher na sociedade e a opressão feminina num mundo dominado pelo homem.
¹ diz respeito à linha de pensamento que acompanha o filósofo francês do século XX Jean Paul Sartre
Leia os trechos a seguir:
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto…”, “Entre meninas e meninos, o corpo é, primeiramente, a irradiação de uma subjetividade, o instrumento que efetua a compreensão do mundo: é através dos olhos, das mãos e não das partes sexuais que apreendem o Universo”.
A partir do tema abordado na aula e o pensamento de Simone de Beauvoir pode-se afirmar que:
I. Sobre as questões de gênero, sexismo, homofobia, misoginia que estão presentes na nossa história há muito para se conhecer, estudar e debater nas relações sociais, pessoais, interpessoais e especialmente na discriminação de gênero no mundo do trabalho.
II. Na sociedade brasileira a desigualdade histórica entre homens e mulheres é ancorada na cultura do patriarcado onde o papel da mulher é secundarizado em importância e valor social em relação ao homem.
III. A participação da mulher no mundo do trabalho é uma realidade visível, inclusive destacando-se no aumento do nível de escolaridade em relação ao homem, assim como, desempenhando funções antes ocupadas apenas por homens, distanciando-se cada vez mais da discriminação histórica que contamina o mundo do trabalho.
IV. As mulheres brasileiras estudam menos que os homens, principalmente por conta da maternidade, devido a este fato ganham menos e passam mais tempo ocupadas com tarefas domésticas do que os homens. A desigualdade entre homens e mulheres na vida e no mundo do trabalho é uma realidade biológica intransponível em todos os estados brasileiros.
V. Encontramos em boa parte dos analistas sociais uma explicação lógica para a manutenção da divisão sexual do trabalho nas famílias diretamente relacionada a alta carga de trabalho doméstico e cuidado que as mulheres tem dentro de casa, devido à incapacidade masculina de desempenhar essas tarefas, por determinismo biológico.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II, III e IV
b. II, IV e V
c. I, II e III
d. III, IV e V
e. I, II, III, IV e V
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Letra d
Explicação:
qual a resposta
respondido por:
6
Resposta:
letra c) I, II, III
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás