PRÉ-TESTE
5) Quais das fórmulas abaixo NÃO deve ser utilizada para caracterizar o movimento de um corpo que se desloca numa reta com aceleração constante?
a) S = S0 + V0t + 1/2 at2
b) S = S0 + V0t
c) V2 = V02 + 2aΔSb
Respostas
Reposta: item B
Explicação:
O movimento descrito na questão é um movimento retilíneo uniformemente variado. Vamos entendê-lo:
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é caracterizado pela mesma quantidade de aceleração de um corpo em linha reta.
Quando a velocidade varia em quantidades iguais no mesmo intervalo de tempo, o movimento é caracterizado como uniformemente variado. Sendo assim, a aceleração é constante e diferente de zero.
No MRUV há três equações que podem ser utilizadas:
- Função horária da velocidade
V = Vo +at
- Função horária do espaço
ΔS= V₀.t + ½.a.t²
- Equação de Torricelli
V²= V₀² + 2.a.ΔS
Observe que, de todas as equações, a opção B não se encaixa nas características do movimento (não possui aceleração), ou seja, a opção B não representa uma das equações de um movimento com aceleração constante (MRUV).
Um jeito prático de saber se a equação faz parte do Movimento Uniforme (MU) ou do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é observando sua definição e suas características.
M.U --> velocidade constante, não possui aceleração.
M.R.U.V ---> velocidade escalar que varia, aceleração constante e diferente de zero.
Repare que, como no MRUV obrigatoriamente há aceleração no movimento, as únicas equações que representam esse movimento são as que possui a letra "a" de aceleração em sua fórmula. As equações que não possuírem aceleração, não representam MRUV, e sim o MU.
RESPOSTA CORRETA
Esta fórmula pertence ao MRU e não pode ser utilizada para caracterizar o movimento de um corpo com aceleração constante.