Respostas
Resposta:
O primeiro estado sulista a separar-se da União foi Carolina do Sul, que foi seguido por Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia, Texas e Luisiana. O ataque que marcou o princípio da guerra civil também foi realizado pelos sulistas contra um forte da União (Forte Sumter), instalado em Charleston, na Carolina do Sul.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Resposta:
Historiadores ocidentais começam a falar da ameaça de uma guerra civil nos Estados Unidos. Isso é possível, considera o analista político Dmitry Zhuravlev. Ele partilhou com a Rádio Sputnik a sua opinião.
A próxima eleição presidencial pode levar a uma cisão final na sociedade norte-americana e a uma nova guerra civil no país, afirmou o historiador britânico Niall Ferguson em um artigo publicado no The Sunday Times. Segundo Ferguson, ultimamente as contradições internas nos EUA se intensificaram e o "conflito cultural" tem se agravado.
Por sua vez, Emily Whalen, historiadora da Universidade do Texas, em seu artigo para o site Task & Purpose, também analisa o risco de um conflito civil nos EUA, baseando-se na metodologia do jornalista Jonathan Randal, que, em 1974, previu o início da guerra civil no Líbano.
Para o especialista, ninguém sabe se isso poderá levar a uma guerra civil formal, mas é possível. Porque os EUA são um país onde as armas sempre foram uma forma de resolver os conflitos e provar que uma parte está certa.
De acordo com o cientista político, poderá surgir uma figura de compromisso, que pacifique os dois lados, mas, por enquanto, tal figura ainda não apareceu, e por isso cada lado está tentando levar avante a sua posição.
Explicação:
Ao contrário de uma guerra entre países diferentes, em uma guerra civil não há luta contra uma ameaça externa. Contudo, há situações nas quais o conflito envolve dois países que foram criados a partir da divisão de um único Estado.