1)“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber.”
Brandão fala sobre um momento de mudança no mundo da educação. Que momento é esse?
Alternativas:
a)Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.
b)O texto aponta para o momento em que a educação informal deixa de existir e a educação passa a ser formal.
c)É o momento em que o trabalho se diversifica e a educação vai ser de interesse da sociedade privada.
d)No momento em que as sociedades vão ficando mais complexas é quando as escolas públicas tendem a ser privatizadas.
e)O que o autor está mostrando é que existe um momento de passagem da educação indígena para a educação civilizada.
2)“Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação”.
O que vemos é que a educação popular tem uma grande similaridade com a educação não-formal, pois ambas trabalham com outros saberes. Em que se diferenciam?
Alternativas:
a)A educação popular é considerada a mesma que a educação não–formal pois ambas trabalham com a sabedoria popular.
b)Embora a educação popular já diga que é para uma população despossuída, ela também trabalha com a elite assim como a educação não formal.
c)A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.
d)O educador social utiliza a sabedoria popular nas suas aulas, embora ele tenha sido formado pelo ensino formal.
e)A educação não-formal parte dos conhecimentos dos clássicos ocidentais e a popular parte do conhecimento do educando.
3)Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre preferências culinárias. O primeiro diz que o que ele gosta “mesmo” é de carne seca, já o segundo diz que o “bom mesmo” é um prato de charque e o terceiro diz que não há nada melhor que carne de sol. E eu digo que a diferença está “mesmo” na pitada cultural.
Pensando a diversidade cultural brasileira e o que acultura nos lega em relação a identidade, o que o texto acima nos quer dizer?
Alternativas:
a)O texto explicita a identidade e a fragilidade do multiculturalismo global.
b)O ressurgimento do fundamentalismo local, pois cada um tem sua razão.
c)Mostra a afirmação da identidade regional.
d)Mostra o esfacelamento da unidade do território nacional.
e)O fortalecimento do separatismo estadual.
4)[...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem “naturalmente”.
O contexto exposto acima diz respeito a um caráter da cultura. Assinale qual a alternativa correta.
Alternativas:
a)Monocultural.
b)Simbólico.
c)Multicultural.
d)Linguístico.
e)Transformador.
RESPOSTAS
1 -A 2-C 3-C 4-C
CORRIGIDO PELO AVA
Respostas
Resposta:
1 -A 2-C 3-C 4-C
Explicação:
1 Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.
2 A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.
3 Mostra a afirmação da identidade regional.
4 Multicultural
1 - A primeira alternativa é a que melhor se refere ao processo de aprendizagem institucionalizado, este, que anda lado a lado da educação formal, indo desde a base até o ensino superior. Logo, se faz importante ressaltar que a didática se desenvolve como a prática, ou seja, o ato de ensinar em sala de aula.
A educação formal segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
A pedagogia agrupa as diferentes disciplinas e a forma como a instituição proporciona a esses alunos seus conteúdos estando intrínseca ao formação através do currículo e aliada a didática para a transmissão e conhecimento para os alunos de maneira adequada.
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2 - A alternativa C apresenta os pontos da educação popular de forma correta, ou seja, ela engloba as camadas menos favorecidas e as inclui no sistema escolar de forma positiva.
Esse processo por ser explicado em Paulo Freire, que visualizava a educação libertadora como um mecanismo de educação que busca dar luz as reflexões sobre o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação.
Por fim, é a partir do diálogo e da inclusão do indivíduo na sociedade que este indivíduo desenvolverá sua consciência, se tornando um sujeito critico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva.
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3 - A alternativa C é a única alternativa que mostra de forma ampla como a identidade cultural se manifesta tanto no caráter regional quanto no âmbito nacional. Logo, a identidade cultural se afirma como o processo de formação de um indivíduo no que tange seu entendimento sobre os demais campos da cultura.
Deste modo, o homem quando se fortalece culturalmente, ele abriga características que são úteis na expansão daquele determinado momento, o auxiliando no convívio social, então, por isso, fica claro apresentar alguns dos fatores importantes para a formação da identidade cultural
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4 - A alternativa C é a que melhor apresenta o exposto do texto, logo, o multiculturalismo, (Letra C, Multicultural) tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.
Por fim, ao pensar na cultura, podemos abrir margem para uma série de interpretações, que vão desde produções artísticas, até linguagens mais primitivas, como as passadas de geração para geração desde a antiguidade.
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