A área da região sombreada em vermelho na figura delimitada pelo gráfico da função y = f (x) = x² - 36x + 324 e o eixo x , considerando o intervalo definido por x = 4 e pelo valor mínimo da função f (x) é ?
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá, boa noite.
Para calcularmos a área da região delimitada pelo gráfico da função e o eixo , devemos nos relembrar de algumas propriedades.
Para o cálculo da área de regiões delimitadas por duas curvas, utiliza-se integrais duplas. Porém, se uma destas curvas for um dos eixos coordenados, pode-se reduzir a um caso de integral simples, em que se calcula a área sob uma curva.
Seja uma função contínua no intervalo fechado . A área entre esta função e o eixo das abscissas é calculada pela integral: .
Então, temos a função e buscamos a área delimitada pelo gráfico desta função e o eixo , no intervalo definido por e pelo valor mínimo de .
Lembre-se que dada uma função quadrática da forma , em que , seu vértice determina seu ponto máximo ou mínimo. Quando , tem-se o ponto mínimo, cuja coordenada no eixo das abscissas é dado por: .
Neste caso, temos e . Substituindo estes elementos na fórmula, teremos:
Dessa forma, nosso intervalo de integração será . A área desta região será calculada pela integral:
Lembre-se que:
- A integral de uma soma de funções é igual a soma da integral das funções.
- A integral de uma potência é dada pela regra da potência: .
- A integral do produto entre uma constante e uma função é dada por: .
- A integral definida de uma função, contínua em um intervalo é calculada de acordo com o Teorema fundamental do Cálculo: .
Calcule a integral
Multiplique os valores e aplique os limites de integração
Calcule as potências
Efetue a propriedade distributiva da multiplicação
Some as frações
Esta é a área entre o gráfico desta função e o eixo das abscissas.